segunda-feira, 3 de junho de 2013

Namoro Cristão.

Dicas para os jovens cristãos evangélicos na escolha de um namorado




Quem é esse seu namorado(a)? Você o conhece? 


Dizem que o amor é cego, e isso tem lá o seu lado verdadeiro, visto que quando se está apaixonado não se consegue ver os defeitos do outro, apenas as coisas boas. Aliás tudo nos parece muito bom.Mas tal comportamento, não raras vezes, podem trazer sofrimentos emocionais que duram por longos e demorados anos.

Temos visto casos na igreja onde uma adolescente cristã, menina de Deus, que caminha nos princípios da Palavra, de repente se apaixona por um rapaz e quando as pessoas a sua volta se dão conta, ela já está apaixonada por uma pessoa pouco recomendável.A partir da paixão as coisas ficam difíceis de ajustar, pois ainda que as evidências deixem claro que o indivíduo não é um grande caráter, uma pessoa confiável ou coisa assim, a garota tem a tendência de não acreditar. Daí começa o sofrimento da família.

Pra você que ainda é tão jovem, vamos te ajudar a se aperceber de alguns detalhes que podem levar a uma conclusão mais acertada quanto a namorar ou não determinada pessoa.

Essas observações são válidas para ambos os sexos.

1- Se for possível,dê uma olhadela no quarto dele, alí você pode conhecer coisas importantes sobre ele. Comece pela organização, limpeza e ordem, e outras coisas mais que ali podem haver.

2- Como ele se relaciona com a mãe e o pai? Quem não trata bem a mãe, porque trataria bem uma esposa.Ele honra o pai, o trata com respeito? Ele fala do pai e da mãe com admiração? 

3- Preste atenção nas coisas que ele lê. Nós ficamos parecidos com aquilo que lemos.

4- Se ele está desempregado, a que horas ele levanta e o que faz durante o dia.

5- Qual a participação dele na família, ele ajuda em casa, nos trabalhos domésticos ou financeiramente? Será que ele tem idéia de quanto é que custa para os pais a manutenção de um adolescente?

6-Quais os sites prediletos dele (olhe nos favoritos), o estilo musical (veja os CD que ele ouve e os DVD que ele mais gosta).

6- Qual a impressão que os amigos dele passam para você. Lembre-se “uma égua arisca procura outra,” (ditado popular) Nossos amigos somos nós que escolhemos e eles geralmente são parecidos conosco.

7- Com relação às leis como ele se comporta, respeita as leis e as autoridades?

8- Com relação à escola, como ele vai de notas e seu interesse pelo estudo, respeito pelas regras da instituição e pelos profissionais do lugar.

9- Com relação às drogas, o que ele fala, ainda que de vez em quando. Já ouve alguma história que não ficou bem contada, do tipo, “ a polícia achou droga no carro, mas não era minha” ou “eu estava junto, mas não usei”, “ eles usam, mas eu não”, " fui preso, mas sou inocente". Sinal de alerta , isso pode ser a ponta de um iceberg.

10- O que ele pensa com relação a Deus, a Bíblia e os temas virgindade, santidade, obediência, batismo, e outros?.

Namorar esta fora de moda?

Título original deste post publicado no site www.vivos.com.br

Namorar, ficar e transar ?

O homem um ser social

O ser humano foi criado para viver em comunhão: primeiro, com o seu Criador (relação vertical); e, depois, com os seus semelhantes (relação horizontal). Na verdade, esse é o plano divino para nossas vidas. Foi o próprio Senhor Deus quem declarou: "Não é bom que o homem esteja só..."(Gn. 2: 18). Lemos, ainda, na Sua Palavra que "Melhor é serem dois do que um..." (Ec 4:9). Portanto, a solidão se opõe ao plano divino, e, por isso mesmo, resulta em várias feridas na alma, tais como: sentimento de desconforto, de inutilidade; auto-estima baixa; depressão; ausência de laços afetivos; prostração; e, até mesmo, saudade.

Para vencer a solidão, precisamos de amizade, simpatia, empatia, cooperação, namoro, casamento. Sentimos necessidade de amizade verdadeira, de alguém que chegue quando todos saem, isto é, alguém que permaneça ao nosso lado quando mais ninguém está. Mas, por outro lado, a solidão não pode levar a pessoa a aceitar qualquer tipo de relacionamento. Quantas vezes já se ouviu: "Ruim com ele (ela), pior sem ele (ela)..." ? Obviamente tal afirmativa não pode expressar uma verdade, não é mesmo?



O que é ficar ?

Atualmente, a palavra "namoro" está fora de moda...para alguns. Agora, a maioria adolescentes e jovens "ficam". O que é há de diferente?

Já vimos que o namoro é um momento muito importante na vida da pessoa. ficar, segundo o que os jovens definem é “passar tempo com alguém, sem qualquer compromisso. Pode, ou não, incluir intimidades, tais como: beijos, abraços e mesmo, relações sexuais." Portanto, o ficar nada tem a ver com o namorar. Infelizmente, quando um jovem fala sobre "namoro", no sentido sério da palavra, torna-se, muitas vezes, alvo de piada e gozação, por parte dos colegas. Isso é um resultado (da distorção dos valores morais que vem sendo feita, principalmente pelos meios de comunicação). Nossos jovens sofrem a influência da mídia que apregoa a sensualidade e a liberação dos impulsos, sem censuras como forma de atuação prazerosa e mais autêntica, mais satisfatória. Tal comportamento leva à promiscuidade sexual, com suas tristes conseqüências.

Na década de 60 (no Brasil, a partir de 70/80), começou uma revolução sexual na Europa, enfatizando que homens e mulheres podiam desfrutar de direitos iguais, inclusive no "sexo livre". O que importava era a satisfação pessoal; a sensação do momento, sem a necessidade de qualquer ligação de sentimentos entre os parceiros. A queda, de lá para cá, foi vertiginosa e, assim, o namoro foi sendo deixado de lado e houve grande adesão ao ficar. Os jovens são pressionados a abandonar hábitos conservadores e a adotar as práticas pecaminosas ditadas pela cultura social.

Embora, aparentemente, haja muitas vantagens no “ficar", as desvantagens, especialmente para a mulher, são inúmeras também. Entre elas, podemos mencionar o fato de que ela vai ficar mal vista, mal falada, vai estar sujeita a uma gravidez indesejada, enfim muitas são as tristezas. É importante que você, mulher, se lembre de que não é um objeto descartável: usado agora, jogado fora depois. Infelizmente, osjovens evangélicos são alvo da mesma pressão e da mesma gozação. Por isso, apenas uma minoria discorda dos padrões e das práticas pecaminosas ditadas pela cultura secular. Os jovens -homens e mulheres -principalmente os que querem levar Deus a sério em suas vidas, precisam observar, cuidadosamente, o que Ele diz em Sua Palavra, antes de envolver-se com alguém. É óbvio que o "ficar" não deve ser uma prática para esses jovens.



E o transar ? 

Este é um tema que tem sido alvo de muitos debates e discussões. Parece que agora, é muito "careta" quem não transa, não é mesmo? Por isso, as pessoas que ainda querem ser sérias nos seus relacionamentos, acabam passando por situações bem desagradáveis. São objeto de gargalhadas de ironias, de dúvida por parte de colegas, de escola ou de trabalho - de pessoas mais velhas e - pasmem! - de ”irmãos e irmãs” da igreja. Além disso, as jovens ficam com medo de "perder" aquele rapaz "lindo e maravilhoso" e cedem à tentação, quando ele diz: "Querida, prove que me ama realmente e transe comigo... "Este é o golpe mais velho e mais baixo que existe! Ele, na verdade, não a ama, não está nem um pouco preocupado com ela nem com as conseqüências que ela - apenas ela - vai enfrentar! Ele só quer se divertir com o corpo dela! A única resposta para esse convite é a mesma de sempre: "Se você realmente me ama, poderá esperar pelo casamento.” Muitos jovens cristãos acabam cedendo às pressões da mídia , dos colegas, dos amigos e começam a achar que o que todo mundo faz é que está certo e que eles não podem se apresentar como seres alienígenas. Passam a viver "uma vida dupla: na igreja, são os 'certinhos'; fora dela, agem conforme seus desejos mandarem."



Mas a Palavra de Deus condena o "transar", pois afirma que a relação sexual é um privilégio do casamento. Na verdade, ela é a terceira etapa, e não a primeira. "Em Gn. 2:24, lemos: 'Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.' Desde Adão e Eva, o próprio Deus ordenou que houvesse uma formalização do compromisso matrimonial, através do 'deixar pai e mãe', com a bênção destes que são autoridades, sobre nós, enquanto solteiros. Além destas autoridades, devemos obediência às leis do nosso país. Num segundo passo, o homem 'se une à sua mulher'. A referência é àquela mulher com quem vai se casar, e não a qualquer mulher que se olhar na rua. Assim, numa terceira etapa, os dois serão 'uma só carne'. Só após as duas primeiras terem sido cumpridas, é que vem a hora da relação sexual, e não antes. Esta idéia existe tanto no Velho como no Novo Testamento, pois este versículo é citado por Jesus (Mt. 19:5) e por Paulo (I Co. 6: 16)."



Deus não estimula, de jeito algum, a "transa". Muito pelo contrário. Várias passagens bíblicas, condenam o relacionamento sexual fora do casamento: At. 15:29; 21 :25; I Co. 6: 13-18; II Co. 12:21; I Ts. 4:3- 5. Entretanto, Hb. 13:4, Deus valoriza o casamento. Lemos ali: "Digno de honra entre todos, seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros". Deus também aprova a relação sexual dentro do casamento. "Para o povo judeu, a relação sem pecado, era aquela em que as pessoas entravam virgens para o casamento, como descrito em Dt. 22:13-21."

Querida jovem, sei que você precisa de muita força para enfrentar tudo o que o mundo está exigindo e oferecendo para você. Entretanto, procure se fortalecer com a Palavra de Deus, ocupar sua mente e seu tempo com coisas boas e aceitar o desafio de ir contra a maioria. Lembre-se de que quando sabemos que somos amados pelo que somos, e não pelo nosso físico, tornamo-nos mais saudáveis mentalmente e nos expressamos mais livremente, porque já não tememos a rejeição. já não precisamos nos preocupar em como vamos agradar o nosso companheiro. Lembre-se. também do que dizem as Escrituras em Eclesiastes 12:1 "Não deixe o entusiasmo da mocidade fazer com que você esqueça seu Criador. Honre a Deus enquanto você é jovem, antes que os dias maus cheguem, quando você não vai mais ter alegria de viver."



A oração ainda é essencial 

Depois de considerar, racionalmente e não emocionalmente apenas, se a pessoa que você escolheu é alguém com quem você gostaria de passar toda a sua vida leve o assunto para Deus em oração. Há um hino que diz que não precisamos perder a paz quando levamos nossos problemas ao nosso amigo Jesus, pois Ele sempre nos atende em oração. Espere pelo Senhor (Salmo 27: 14). Ele sempre sabe o que é melhor para você. Nunca tome uma decisão nunca inicie um envolvimento sem ter certeza de que Deus está abençoando esse relacionamento, de que é aprovado por seus pais e de que você ama realmente aquela pessoa. Com certeza, você será bem sucedida na escolha que fizer.



O fim do namoro é o casamento 

A finalidade, o objetivo do namoro é o casamento; mas o casamento não é o fim do namoro. Na verdade, o namoro deve continuar pelo resto da vida a dois. O namoro continua sendo muito importante dentro do casamento. Quando o casamento é o fim do namoro , grandes são as chances desse casamento desmoronar.

É interessante que, durante o período de namoro, muitas são as juras de amor eterno, os presentes, os programas, as roupas bonitas, os penteados cheios de cuidados, os perfumes, as gentilezas etc. Entretanto, aqueles que consideram que o fim do namoro é o casamento, abandonam todas ou quase todas essas práticas e passam a agir de modo totalmente inverso! Essa é uma das razões pela qual os casamentos acabam durando muito pouco. É preciso continuar perdoando, amando, protegendo e valorizando o cônjuge. Muitos maridos passam a agir exatamente como agiriam após haverem "transado" com a namorada - isto é, passam a tratar a esposa com indiferença, sem qualquer interesse nela. Por outro lado, as mulheres também, muitas vezes, perdem todo o encanto, pois já não se arrumam como se arrumavam, já não usam aquele perfume que o namorado tanto apreciava (quando não ficam mal-cheirosas), esquecem-se de que o seu corpo é "o templo do Espírito Santo" e deixam de cuidar dele, tornam-se relaxadas com tudo. Tanto o marido como a mulher precisam estar atentos para que o namoro tenha sua continuação no casamento. Esposas continuam gostando de ganhar um presente, de receber flores, de sair para jantar, de ouvir elogios sobre sua aparência etc., exatamente como quando eram namoradas. Os esposos, por sua vez, continuam gostando de ver sua "namorada" com os cabelos penteados, limpas, cheirosas, de comer algo feito especialmente para ele, de ouvir palavras de amor. "Lembre-se de que a frase Eu amo você! , dita sincera e freqüentemente, afofa o terreno do relacionamento e pré-dispõe o aprofundamento de raízes.

Sylvia Oliveira Nocetti


Campanha:Diga Não a erotização de crianças.Não alimente a pedofilia e não induza ao pecado.Não publique fotos de crianças nuas,com roupas intimas ou de banho

Como é o namoro em Cristo?

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.




Campanha:Diga Não a erotização de crianças.Não alimente a pedofilia e não induza ao pecado.Não publique fotos de crianças nuas,com roupas intimas ou de banho.

Quero um namoro santo. Na prática, como é?

Essa tem sido a indagação de muitos filhos de Deus.

Eles querem um namoro santo, um namoro do qual não tem que se envergonhar, diante de Deus ou dos homens.

Um namoro onde a consciência não acusa, o Espírito Santo não convence do pecado porque ele não acontece, o diabo não tem brecha e o mundo, bem.... o mundo não consegue entender, mas respeita e admira.


Algumas características de um relacionamento que tem, como prioridade, a busca de santidade e da vontade do Senhor:

- Antes de namorar, sejam amigos. A amizade é fundamental para um relacionamento dar certo. Permaneçam 'só amigos' o máximo de tempo possível!

-Busquem orientação de Deus antes e durante o namoro.Se vocês não têm vergonha de beijar um ao outro, então porque ter vergonha de orar juntos?

- Estabeleçam alvos conjuntos. Façam do namoro o primeiro passo para um casamento. Nem sempre o namoro vai acabar num altar, mas esse deve ser o objetivo principal. Só comece a namorar com essa intenção, nunca para se divertir ou como passatempo.

-Não façam do namoro ou um do outro prioridade. Enquanto vocês não são casados continuam debaixo do cuidado dos pais, autoridades colocadas por Deus sobre suas vidas. A suas famílias devem ser prioritárias. A aprovação deles em tudo o que fizerem é imprescindível. Lembrem-se do mandamento: ‘Honra a teu pai e tua mãe...' e Deus lhes mostrará que é fiel!

-Não se isolem. Muita gente, após um namoro desfeito, descobre que não tem mais amigos. Eles foram sumindo aos poucos, enquanto o namoro era autocentralizado.

-Não se sintam ‘dono do outro'. O namoro é apenas uma fase de conhecimento do parceiro (a), não significa que você tem posse sobre ele (a). Não se impeçam de, as vezes, saírem sozinhos (a) ou com a turma;

-Não dêem lugar ao diabo (Efésios 4:27). Não fiquem sozinhos em casa, não namorem no escuro. Não façam aquilo que virá a despertar desejos mais íntimos ou sexuais. Só façam um com o outro aquilo que não teriam vergonha de fazer na frente dos outros.

-Aproveitem esse tempo para conversar e abrir seus corações. Mas se vocês não são adeptos da corte, pelo menos coloquem beijos e abraços em segundo plano e sempre com moderação;

- Aprendam a demonstrar carinho com respeito. Palavras doces, pequenas surpresas e programas agradáveis a sós podem revelar seu amor pelo outro sem que suas convicções se choquem.

-Busquem o máximo de intimidade visando o conhecimento mútuo sem que seja necessário defraudação do corpo do outro. Intimidade também significa familiaridade. Duas pessoas íntimas se dedicam particular afeição.

-Façam com que a paz de Deus seja o árbitro. Namoro turbulento e cheio de neuroses não esta com nada. Não dêem ouvidos para que os outros falam, ou o que a sociedade vem impondo sobre namoros ‘modernos'.

- Lembrem-se que estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Não se acomodem, não se conformem com o que está errado. E sejam felizes! ‘E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
  •  Namoro em Cristo: Como conseguir esperar?
Pedido de conselho de uma jovem serva de Deus,cujo namorado é cristão, mas que luta com seus desejos e hormônios.

A jovem diz:

Olá, a paz do Senhor.

Bom, eu queria um conselho sobre algo q tem acontecido em meu namoro.
Namoro há alguns meses, eu e meu namorado somos evangélicos, ambos líderes dos jovens em nossa igreja, e temos compromisso com o Senhor. Porém, nosso namoro a cada dia esquenta mais, e apesar de sabermos que está errado, ñ conseguimos nos controlar. Somos virgens e sabemos que tudo isso q tem acontecido ñ agrada ao Senhor, mas queremos uma forma de parar isso. Qnd estamos dessa forma e isso chega a um nível ñ muito bom, logo um dos dois pede para parar, mas dpois d uma semana no máximo, voltamos a fazer tudo de novo!
Tenho muito medo de que nós algum dia cheguemos a cometer um erro.
Quero muito obter novamente a pureza que existia em nosso namoro no início. Mas será q ainda é possível?
Por favor, me ajudem!

Resposta pelo Pastor Ismael

Querida, Paz seja sobre o seu namoro!

Vocês dois são pessoas especiais para Deus, que O servem numa obra muito importante e aí eu fico pensando primeiramente no prejuízo para o Reino. Se isso acontecer vocês estarão desautorizados e sem autoridade para continuar a servir no ministério de jovens, pois vocês foram vencidos.

Não que não possa haver restauração e perdão, mas veja o exemplo de Sansão, o herói de Deus, o guerreiro de Deus, que foi vencido pelo sexo e tornou-se um bobo da corte, e somente no fim de sua vida, depois de muita vergonha e tristeza acabou por escolher a morte do que continuar a ser objeto da diversão, palhaço do inimigo.

Depois eu penso em vocês dois, na verdade eu fiquei até emocionado ao tomar conhecimento de sua luta contra o pecado, pois também fui jovem e estive lá e sei o quanto é difícil.

Saiba que vocês não estão sós, muitos são os jovens que estão no mesmo barco que o de vocês. Há alguns que vão para casa no domingo à noite envergonhados, vencidos , cabisbaixos, com sentimento de culpa. Eles se lembram da santa ceia, das orações, da Palavra, mas acabaram de novo sucumbindo e aí é aquela "depre".

Então eu acredito que a primeira vez é importante não acontecer , porque se assim for as coisas ficarão ainda mais difíceis.

Agora quero enumerar algumas coisas extraídas do livro de Jim Burns, “O prazer da Espera” e de outros autores, para ver se assim consigo ajudá-los, mas de qualquer forma, eu compreendo vocês, amo mesmo não os conhecendo e vou orar para sejam vitoriosos.

Por que esperar? Esse é o título do capitulo que quero me deter.

Muitas pessoas boas cometem o erro de avançar o sinal antes do casamento.Apesar de a Bíblia ser clara sobre o assusnto da relação sexual fora do casamento, Deus é misericordioso e paciente e nos ama incondicionalmente.

Posso também entender como o impulso sexual de duas pessoas saudáveis e que se amam pode provocar um intenso desejo para a união sexual. Entretanto , estou ainda mais convencido de que o desejo de Deus é que as pessoas evitem a relação sexual antes do casamento, e que obedecer a suas instruções no que se refere ao assunto é o melhor para o relacionamento.

C.S.Lewis ( maravilhoso homem de Deus) disse: “ A verdade é que sempre que um homem se deita com uma mulher, queiram eles ou não, uma relação transcendental se estabelece entre eles, a qual será motivo de alegria ou sofrimento para sempre”( Alguns chamam de laço de alma).

Haverá uma ligação entre ambos para sempre, pode até se casar com outro , mas aquele laço de alma ficou.

Não acho que exista algo mais íntimo ou pessoal do que os dois compartilharem os corpos, emoções e espíritos na união sexual.

Abaixo vai algumas perguntas e indagações para que vocês dois discutam juntos, e elas ajudarão a meditar e chegar a uma decisão cuidadosa quanto a esperar ou não. Tenham em mente que escrevi as questões considerando a ambos como cristãos desejosos de crescer verdadeiramente na fé cristã.

1- Para algum de vocês , o significado da relação sexual no casamento será diminuído por ela já ter ocorrido antes de se casarem? Se a resposta for sim, o relacionamento será rompido por amargura e ressentimentos.

2- Sua consciência os incomoda durante ou depois do ato sexual ou mesmo do “quase lá ?”. Vocês acham que poderia ser o Espírito Santo desafiando-os?

3- Ambos estão comprometidos um com o outro?

4- Vocês estão convencidos de que um é a pessoa certa para o outro, como companheiros para o resto da vida?

5- O que vocês acham que a Bíblia tem a dizer sobre a relação sexual antes do casamento? Aqui estão alguns versículos que devem ser examinados. At.15:20; I Co 6:13, 18-20; Ef 5:3; 1Ts 4:1-8 e 1Pe 2:11.

6- Ambos parecem desejar o melhor de Deus para suas vidas. A relação sexual afetará o serviço a Deus e sua comunhão com ele?

7- A relação sexual causará danos de alguma forma ao seu interelacionamento ?

8- Ela poderá prejudicar a comunicação entre ambos e mesmo provocar a perda da confiança?

9- A relação sexual ajudará, impedirá ou não afetará o relacionamento espiritual entre vocês?

10- Vocês pensaram na possibilidade de uma gravidez e em como fazer para que isso não aconteça?

11- Que razões os levariam a um ato sexual? Elas são puras?

Afirmo que até dar respostas a vocês não é difícil , o difícil será vocês praticarem o que é certo, mas também penso que Deus ainda tem seus heróis entre os jovens.

Segundo o excelente livro “Sexo,amor e paixão: como realmente saber?", de Ray Short, no capítulo “Ser ou não virgem”, o autor escreve que a ciência constatou nove fatos relacionados ao provável efeito sobre o seu relacionamento conjugal, do sexo praticado antes do casamento:

Fato 1: O sexo antes do casamento tende a separar os casais,

Fato 2: muitos homens não gostam de se casar com mulheres que tenham tido relações com outra pessoa,

Fato 3: As pessoas que praticam sexo antes do casamento tendem as ser menos felizes no relacionamento conjugal.

Fato 4: As pessoas que praticam sexo antes do casamento estão mais propensas ao divórcio.

Fato 5: As pessoas e os casais que tenham tido relacionamento sexual antes do casamento possuem maior inclinação a manter casos extraconjugais.

Fato 6: A experiência pré-conjugal pode iludí-lo e leva-lo a casar-se com uma pessoa que não é a certa para você.

Fato 7: As pessoas e os casais que mantêm uma relação íntima pré-conjugal parecem alcançar a satisfação sexual mais cedo, após o casamento. Entretanto:

Fato 8: No decorrer de seu relacionamento conjugal, provavelmente se sentirão menos satisfeitos com sua vida sexual, entendida num sentido mais amplo.

Fato 9: Hábitos sexuais insatisfatórios antes do casamento podem acarretar, mais tarde, a deterioração do relacionamento sexual entre os cônjuges.


Mais uma coisa, mesmo que vocês não tenham dúvidas neste instante, que vocês foram feitos um para o outro e têm certeza de que um dia vão se casar e naturalmente não querem pensar de outra forma, deixe-me fazer o papel do diabo (acusador): Larry Richards diz:

“Um estudo mostra que os garotos acreditam haver encontrado o seu amor verdadeiro pelo menos cinco vezes na fase que compreende o período entre o ginásio e o segundo ano da faculdade”

Deus nos dotou de uma sexualidade e depois Ele disse não. Será que ele é masoquista ? Gosta de ver a gente sofrer ? Não, mil vezes não. Deus quando diz não Ele tem os seus motivos, e esses motivos são sempre no sentido de Proteção e Provisão, veja:

-Proteção contra a gravidez indesejada, e provisão de gravidez desejada e saudável,

-Proteção contra a infelicidade no casamento por causa da desconfiança, e provisão de um casamento onde os dois confiam plenamente um no outro;

-Proteção contra o casamento precipitado, e provisão para um casamento no momento certo, estruturado.

-Proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis, e provisão de uma vida com saúde.

- Proteção contra o aborto, e provisão de filhos bem vindos e benditos.

-Proteção contra o prejuízo espiritual oriundo da desobediência, eprovisão de crescimento espiritual pela obediência.

O relacionamento amoroso deve trazer pelo menos quatro coisas boas:

-Crescimento espiritual

-Crescimento emocional

-Saúde física

-Promoção pessoal.

E de tudo isso, que falamos, fuja das situações de perigo, e lembre-se, passar muito tempo perto do abismo, pode colocá-los lá no fundo um dia.

Procure fazer as coisas sempre em grupo e fuja das oportunidades, porque de outra forma vocês serão vencidos e poderá haver muita tristeza e acusações.

Dicas de filmes evangélicos para Adolescente.



Filmes evangélicos para adolescentes

IRMÃO INIMIGO (Brother Enemy) 75 min. 
Adolescentes rebeldes que encontram a Cristo - profundo e lindo! A produção não tem muitos recursos (foi filmado em 1985), mas o enredo vai envolvendo por sua beleza e descrição do grande amor de Deus!


Filme Um Olhar no EspelhoUM OLHAR NO ESPELHO (Face in the Mirror) 62 min.
Essa produção me lembrou do video "Irmão Inimigo". Por ter sido filmada em 1982, no início a impressão que se tem é que será uma perda de tempo. Porém, o filme vai mostrando um enredo que evoca o verdadeiro cristianismo. Há os não crentes, os crentes, e aqueles que, tudo indica, pensam que são e não são. Um dos protagonistas, Danny Demarco, sofre rejeição em casa, na escola e na igreja. É um retrato bem típico de Bullying, essa prática abusiva de longa data, mas somente há pouco denominada. Embora o filme apele para conceitos como "complexo de inferioridade" e "auto-estima", a história é muito valorizada por todas as verdades bíblicas citadas, o que fundamenta as mensagens cheias de esperança real para os que se sentem "rejeitados" pelo mundo.


Filme Clancy, O poder de um coração sinceroCORAJOSOS (Courageous) 189 min. 
Coragem não é a ausência do medo, é o medo controlado em virtude da responsabilidade assumida. É nessa perspectiva que 5 amigos fazem um trato que precisa de muita coragem - e propósito firme - para ser cumprido. Um filme de muita ação, humor saudável, lições profundas e que propõe aspectos interessantes para uma bem sucedida liderança no lar.


O ÚLTIMO VÔO
(Last Flight Out) 83 min. 

Muito evangelístico, dinâmico, de aventura missionária, ótimo para jovens, exemplificando inclusive uma espera na área sentimental.



Filme A ArmadilhaA ARMADILHA (Caught) 115 min. 
Ao descobrir que é filho ilegítimo, Tim Devon sai de casa à procura de seu pai. Ele parte para Amsterdã. Devido ao seu ímpeto desastroso, ele paga um preço caro ao se envolver no submundo das drogas e da prostituição. Nas cenas de luta corporal, muitas vezes Tim se aproxima da morte. Mesmo afundado em um alto nível de degradação moral e espiritual, ele é alvo da atenção de um estrangeiro, o qual lhe mostrará com muita paciência um novo caminho. Nessa época, Billy Graham era ainda um evangelista coerente com seus ensinos, e a produção desse filme - que certamente foi de sua responsabilidade - retrata bem como Deus ama o pecador, e deseja salvá-lo de suas escolhas ruins.


DESAFIANDO GIGANTES (Facing the Giants) 111 min. 
Derrotas e vitórias pessoais. Um treinador de futebol americano enfrenta muitos problemas na vida profissional e também pessoal. Então decide realmente entregar tudo a Deus, e se disciplinar em buscar na Bíblia a orientação para cada dia. Deus começa a agir, e por meio de várias lutas, ele alcança muitas vitórias. Sua equipe de alunos, todos adolescentes, também testemunham essa transformação e são impactados a seu modo.


A DIRETORIA (The Direction) 34 min.
Diante de uma decisão difícil, muitas questões são levantadas pelo nosso raciocínio. Essa história visa ilustrar as batalhas que ocorrem no íntimo das pessoas, especialmente quando o desejo do coração aponta para um lado, e a consciência para outro. Apesar de curto, o filme é muito interessante e vale a pena ser visto!


PROVA DE FOGO (Fireproof) 122 min. 
A igreja de Sherwood, nos EUA, continua produzindo filmes além de 'Desafiando gigantes' e 'A virada'. Dessa vez, o tema é casamento. Este é um filme bem interessante, pois mostra que mesmos os casamentos bem desgastados ainda podem ter uma esperança em Cristo.



NÃO IDENTIFICADO (Unidentified) 85 min. 
O que realmente são os OVNIs e os ETs? Uma explicação coerente.



ARREBATAMENTO II (The Moment After) 88 min. 
Uma exposição objetiva sobre o Arrebatamento, determinando com clareza aqueles que ficarão na Terra e os que serão arrebatados.
No filme 'Arrebatamento I', o personagem principal tem uma espécie de 'premonição' da proximidade deste evento, e no 'Arrebatamento III' há cenas de muita violência. Não recomendo estes dois últimos filmes.


RODEIO DA VIDA (The Ride) 98 min. 
Um filme surpreendentemente cativante. Mostra o processo de regeneração de uma vida perdida, e da relutância desse pecador em confiar no Senhor Jesus Cristo. Por meio de um adolescente consagrado, uma alma é salva. Muito bonito!


O PEREGRINO (The Pilgrim's Progress) 103 min. 
Quando eu era criança, era dito que o livro 'O Peregrino' era a segunda publicação mais vendida depois da Bíblia. Na fase adulta, li esta obra e fiquei impressionada como John Bunyan, o autor, tivera uma compreensão tão magnífica e tocante da jornada cristã. Relutei em assistir a esse filme, na desconfiança de que ele não faria jus ao livro. Mas depois da recomendação de um irmão, resolvi arriscar: como valeu a pena! Gostei tanto, que comprei esse DVD. Recomendo na certeza de que é uma história que marcará corações!


A JORNADA (Time Changer) 95 min. 
Filme empolgante sobre os tempos de relatividade que vivemos, e como é importante focalizarmos nossa fé no Senhor Jesus.


O FIM DA COLHEITA (End of the Harvest) 54 min. 
Ressalvando-se o relato de um determinado sonho, o filme é muito bem conduzido, trazendo uma argumentação inovadora sobre a proximidade da volta de Cristo.



UMA CHAMA NA ESCURIDÃO
(Candle in the Dark) 97 min. 

A história real de William Carey, um missionário inglês que vai para a Índia. Em meio a muitas lutas pessoas, Carey prova seu amor à obra de Deus, e traduz a Bíblia para muitos dialetos de seu campo missionário.


O FINAL DE TUDO (Final Exit) 42 min. 
Um filme bem interessante que exemplifica o destino eterno de 4 personagens. Quem acharíamos que merecia o céu, acaba tomando outro rumo, e vice-versa. Participei de uma programação na qual este filme foi mostrado, e uma jovem aceitou a Cristo depois da exibição!


ATRÁS DO SOL (Behind the sun) 58 min. 
Baseado em fatos reais, este filme relata a história de Samir, um jovem muçulmano que, ao estudar no Estados Unidos, entende que somente Cristo é o Senhor e Salvador de sua alma. E ele vai voltar para sua terra natal, mesmo ciente que sua nova fé lhe trará problemas com seus familiares e amigos. Uma história muito bonita e marcante! Clique aqui para mais informações.


A NOIVA DO ORIENTE 
(The Eastern Bride) 67 min. 

Este filme aborda a perseguição que os crentes sofrem na China e no Oriente Médio. Um apelo tocante para que os crentes que expressam sua fé sem obstáculos preocupem-se com seus irmãos em perseguição. Muito bonito!


A MORADA DA SEXTA FELICIDADE
(The Inn of the Sixth Happiness) 158 min. 

Por se tratar de uma produção hollywoodiana (não é um filme evangélico), a biografia da missionária Gladys Aylward foi romanceada, mas ainda assim sua história é impactante! Inculta e pobre, foi recusada pela Agência Missionária para o Interior da China. Mas não desistiu: economizou dinheiro e, numa viagem arriscada, chegou ao destino para o qual acreditava que Deus a estava enviando. Neste filme, há que se dar um desconto para algumas frases humanistas que, com certeza, uma missionária movida por uma fé tão grande não falaria. Mas tirando esses pormenores, o filme mostra como Deus abençoou o ministério dessa mulher. Recomendo a todos assistirem e advirto: é difícil não se emocionar ao vislumbrar os milagres de Deus na vida dessa missionária!


Filme Corrente QuebradaCORRENTE QUEBRADA (VHS) 90 min.
Esta história foi baseada nos relatos de duas famílias, uma de Fortaleza e outra de Recife, que tiveram um estreito envolvimento com espiritismo. As experiências que o protagonista fictício Rogério passou foram vivenciadas por essas famílias. A produção é norte-americana, mas a locação foi em Fortaleza/CE. Um filme simples, mas bem elucidativo acerca das conseqüências de uma opção dessa natureza.
Idioma: Português ~ Legendas: Inglês, Português e Espanhol. Esse filme pode ser adquirido na ECOAR Comunicações


DEPURADO PELO FOGO (VHS)
(Gold through the Fire) 79 min. 

Baseada em fatos reais, esta é a história de um adolescente russo, cuja família sofre perseguição em seu país devido ao fato de serem crentes. Seus pais são presos, mas ele consegue, por um milagre, ir morar nos Estados Unidos. No início, tem uma vida de devoção. Entrentanto, conseguindo uma certa popularidade no colégio, começa a se afastar dos caminhos de Deus. Então, um evento inesperado acontece, e ele percebe que está no rumo errado, e se arrepende. Lindo, marcante e recomendável para todos, especialmente para o público juvenil!


AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - o Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa
(Chronicles of Narnia - the Lion, the Witch and the Wardrobe)143 min. 

Este filme é baseado em um conto de C. S. Lewis, um renomado autor cristão. Cristo é simbolizado pelo leão Aslam, e o enredo ressalta o amor sacrificial do nosso Salvador em uma determinada cena do filme. É tocante e profundo!
Já os outros episódios - 'Príncipe Caspian' e 'A Viagem do Peregrino da Alvorada' - são praticamente vazios de sentido espiritual, além de muito violentos. Esses últimos não recomendo.


*