segunda-feira, 20 de maio de 2013

"MOMENTOS DE REFLEXÃO!!"

MOMENTOS DE REFLEXÃO!


Deus e você

Só Deus pode criar, mas você pode valorizar o que Ele criou.
Só Deus pode dar a vida, mas você pode transmiti-la e respeita-la.

Só Deus pode dar a saúde, mas você pode orientar e guiar.
Só Deus pode dar a fé, mas você pode dar o seu testemunho.

Só Deus pode infundir esperança, mas você pode restituir a confiança ao irmão.
Só Deus pode dar o amor, mas você pode ensinar o seu irmão a amar.

Só Deus pode dar a paz, mas você pode semear a união.
Só Deus pode dar a alegria, mas você pode sorrir a todos.

Só Deus pode dar a força, mas você pode apoiar quem desanimou.
Só Deus é o caminho, mas você pode indica-lo aos outros.

Só Deus é a luz, mas você pode faze-la brilhar aos olhos dos seus irmãos.
Só Deus é a vida, mas você pode restituir aos outros o desejo de viver.

Só Deus pode fazer milagres, mas você pode ser aquele que trouxe os cinco pães e os dois peixes.
Só Deus pode fazer o que parece impossível, mas você pode fazer o possível.

Só Deus se basta a si mesmo, mas ele preferiu contar com você.

Pensa e Nota:
Se te queixas do pouco que te garante a vida, pensa na criancinha que adormece com fome, no amigo sem trabalho vendo os filhos sem pão, na mulher esmolando para o filho doente, reflete nos que sofrem, muito mais que nós mesmos. E meditando em ti darás graças a deus.
______________________________________


Oséias cap 4 V;6
O meu povo foi destruído ,por que lhe faltou o conhecimento; por que  tu rejeitaste o conhecimento,também eu rejeitarei , para que não sejas sacerdote diante de mim ;visto que te esqueceste da lei do teu Deus também eu me esquecerei de teus filhos.
Mensagem:
No antigo testamento  Israel e Judá foram ameaçados  com castigo por causa da sua impiedade; pois eles prevaleciam em perjurar , mentir ,matar ,furtar e o adulterar por causa desses atos e por causa da falta de conhecimento o povo estava se  destruíndo   e por ter esquecido da lei de Deus; e o senhor o rejeitou pois se  multiplicou  a iniquidade DEUS  mudou sua honra em  vergonha.
Então  DEUS  visitou seus caminhos e lhe deu  recompensas  sengundo suas  obras  o senhor  falou: que eles comeriam e não se fartaria entreguar-se iam a luxuria(desejo desenfreado dos prazeres sexuais ) por que deixaram de olhar para Deus pois a falta de moderação ,o vinho tiraram   a inteligência e o povo se corrompeu  apartando –se de Deus  enfim a vendo tudo isso eles foram se prostituir  e as noras foram adulterar-se não dando ouvidos a voz de Deus ;
Não é diferente nos dias atuais muitos estão desta forma cegos e surdos espiritualmente; pois os maus costumes corrompeu muitos , e  a  sociedade teve seus  valores  negligênciados o errado virou certo e certo virou errado; onde a maioria pensa em si próprio deixando de lado o grande mandamento amar ao próximo como a ti mesmo, onde  tecnologia cada vez mais tem ocupado nosso tempo e ao invés de parar-mos para ouvir Deus falar e agir entra em ação nosso ego,nosso Eu  querendo nós  ensinar Deus trabalhar .
muitas vezes pegamos as   fustrações   da nossa vida e ficamos apegadas a elas com raiz de amargura ,tristezas e desolações  e não entendemos que o senhor Jesus diz:de que se queixa o homem dos seus própios  pecados ou seja nossas proprias falhas e muitas vezes ficamos se lastimando perguntando o porque de muitas coisas acontecerem em  nossas vidas neste  momento  esqueçemos que Deus não dá mau caminho a ninguém nós é quem fazemos escolhas erradas e não sabemos nem ao menos pedir,e se abrir de todo o coração ao nosso  DEUS por isso cuidado suas escolhas hoje elas podem determinar seu futuro no amanhã e se fizermos conforme a vontade de nosso pai celestial conserteza passaremos pelas provas da vida cantando o hino da vitória por que  o nosso maior galardão não estar aqui e sim no céu aguardando nossa chegada nossa chegada para a gloria de Deus.
Amém!
Lembre-se :Jesus está vivo ,ele liberta e muda nosso viver 
completamente.
********************************
DEUS ESTÁ  NO  CONTROLE”

Quando tudo não der mais certo e você já tentou todas as alternativas, não te desespere. Deus proverá uma solução. Ele é um Deus Fiel e te guardará de todo mal! Momentos ruins não são eternos!São como tempestades, só duram por algum momento! Olhe para trás e veja quantas coisas piores você já passou e superou! Algumas vezes as tribulações acontecem em nossa vida para nos amadurecer . Portanto ANIME-SE. Quando estiveres triste, olhe para o céu e veja o quão grande é! Se Deus foi capaz de criar o céu, imagine se não é capaz de resolver seus problemas... que são tão pequenos perto de tão grandiosa obra que é o céu... Seus problemas não são maiores do que DEUS! Faça como os triatletas nas Olimpíadas, mesmo não conseguindo chegar em primeiro lugar, lutam para chegar até o fim! Portanto não desista dos seus ideais! Lute até o fim, não desista no meio do caminho, diga: EU VOU VENCER! Se estiveres triste, chore! Alivia a alma! Jamais deixe que a tristeza tome conta de você! Jesus fala:"ALEGRA-TE! TENDE BOM ÂNIMO QUE EU SOU CONTIGO!"  Busque a Deus de todo o seu coração! Lembre-se que buscar a Deus tem que ser uma busca constante, diária. Deus tem a solução para todos os seus problemas! Para Deus nada é impossível! TENHA UMA VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS! Tenha amigos, mas nunca se preocupe com a quantidade, mas com a qualidade! Busque amigos que te acrescentem pessoal e espiritualmente! Se eles nada te acrescentarem... AFASTE-SE AS MÁS COMPANHIAS CORROMPEM OS BONS COSTUMES! Tenha sonhos! É nos seus sonhos que Deus age e revela o seu infinito poder.  NUNCA DEIXE DE SONHAR! TENHA OBJETIVOS! Reme contra a maré! No decorrer da sua vida, você encontrará pessoas que irão te jogar "água fria"! Irão falar que você é incapaz... que é impossível! Dirão que aquilo que você tanto almeja não é para você. NÃO DESISTA! O DEUS QUE SERVIMOS É O SENHOR DO UNIVERSO!Tenha a certeza que dias melhores virão e tudo tem um propósito na nossa vida! Nada é por acaso.

Jesus te ama muito!
Obs: ASSEMBLÉIA  DE  DEUS (Macauzinho)
Dias de Culto  :Terça--feira, Quinta--feira  e Domingo

*****************************************
Deus  não desisti de voçê!

Filhinho(a): já faz muito tempo que eu vinha lutando pra atraí-lo a mim! Não se engane eu nunca vou esquecer ou desistir de você. Para mim não  importa o que fez de bom ou ruim ; pois o meu amor é incondicional é eu irei até onde for preciso para te resgatar portanto, não importa o problema que você esta  passando,saiba que você é muito importante para  mim, é único você é insubstituível por isso eu não desisto nunca de você. Por que você parou? Eu já te ajudei tantas vezes, te dei vitória, te ajudei a vencer obstáculos que você achava que não ia conseguir, mas eu te ajudei. Lembra das minhas promessas na tua vida? Quando você as recebeu? Lembra do que você sentiu? São  experiências  sua comigo! Olha filho(a); no mundo você não é  feliz , e nunca será por completo, sabe por que? O mundo não é teu lugar, não adianta relutar, você só vai  encontrar a paz no teu  verdadeiro lugar; na casa de DEUS eu te escolhi para uma obra, e o que tenho e só contigo , e só com você , ninguém mais pode fazer;  Poe - te em pé ,como soldado de Cristo! Deixe falar quem quiser  falar, porque quem vai contigo é o senhor dos exércitos,o senhor JEOVÁ
Não desista dos teus Sonhos
Volte, filho(a)! Retorne ao seu lar!
Eu estou atento, vigiando-o, esperando-o. Você virá?
Ass: Jesus Cristo!
****************************************
O   AMOR !


E eu passo a mostrar-vos ainda
um caminho sobre modo excelente:
Ainda que eu fale as línguas dos homens
e dos anjos, se não tiver amor...serei como
o bronze que soa,ou como o sino que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar,
e conheça todos os mistérios e toda a
ciência; ainda que eu tenha tamanha fé
ao ponto de transportar montanhas, se não
tiver amor...nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens
entre os pobres; e ainda que entregue o meu
próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor...nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno,
o amor não arde em ciúmes,
não se ufana, não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente,
não é egoísta, não se exaspera,
não se recente do mal;
não se alegra com a injustiça,
mas regozija-se com a verdade...
tudo sofre, tudo crê...
tudo espera, tudo suporta...
- O AMOR JAMAIS ACABA!...
*************************************

Verdadeiro Amigo


Você já se deu conta da importância dos amigos em suas vida?
Caso ainda não, basta observar algumas circunstâncias e perceberá que há momentos na vida que você distinguirá muito bem os amigos verdadeiros.
Porque, qualquer um pode ficar ao seu lado quando você está certo, mas o amigo verdadeiro permanece ao seu lado mesmo quando você está errado...
Um simples amigo se identifica quando liga para você.
O amigo verdadeiro não precisa, pois você conhece sua voz.
Um simples amigo inicia uma conversa com um boletim de novidades sobre a própria vida.
O verdadeiro amigo diz: "o que há de novo sobre você?"
Um simples amigo acha que os problemas dos quais você está se queixando são recentes.
O amigo verdadeiro diz: "você tem se queixado das mesmas coisas há muito tempo! Saia desse marasmo e faça algo sobre isso."
Um simples amigo nunca viu você chorar.
O verdadeiro amigo tem seus ombros encharcados por suas lágrimas.
Um simples amigo não sabe o nome dos seus pais.
O verdadeiro amigo tem o telefone deles em sua agenda.
Um simples amigo traz uma sobremesa para sua festa.
O verdadeiro amigo chega mais cedo para ajudá-lo a cozinhar e fica até mais tarde para ajudá-lo na limpeza.
Um simples amigo odeia quando você liga depois que já ele foi para a cama.
O amigo verdadeiro lhe pergunta porque demorou tanto para ligar.
Um simples amigo procura conversar com você sobre seus problemas.
O amigo verdadeiro procura ajudá-lo a resolvê-los.
Um simples amigo, quando o visita, age como um convidado.
O verdadeiro amigo abre a sua geladeira e se serve.
Um simples amigo acha que a amizade terminou quando vocês têm uma discussão.
O verdadeiro amigo sabe que não existe amizade se não houver divergências.
Quando tropeça e você cai, um simples amigo se joga junto para parecer solidário.
O verdadeiro amigo fica em pé para lhe estender a mão e ajudá-lo a se levantar novamente.
Um simples amigo espera que você sempre esteja por perto quando ele precisar.
O verdadeiro amigo deseja estar sempre por perto quando você precisar dele.
Um simples amigo ajuda-o a secar as lágrimas.
O verdadeiro amigo faz de tudo para não deixá-las cair.
Se você ainda não tinha se dado conta desses pequenos detalhes, comece agora e perceberá que quem tem amigos verdadeiros é possuidor de valiosíssimo tesouro. E, acima de tudo, busque ser um verdadeiro amigo e não apenas tê-los a sua disposição. A amizade é o sentimento que une as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar. Suave expressão do ser humano que necessita de intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal. Inspiradora de coragem e de abnegação, a amizade enflorasse as
almas, abençoando-as com resistências para as lutas.
O egoísmo afasta as pessoas e as isola.
A amizade as aproxima e irmana.
O medo agride as almas e as infelicita.
A amizade apazigua e alegra os indivíduos.
A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.
A amizade é como chuva fina. Cai de mansinho e penetra o solo ressecado das almas, formando largos lençóis de água cristalina nas profundezas do ser, alimentando-o e dessedentando-o.
Entrei numa loja e vi um anjo no balcão. Maravilhado perguntei:
- Santo anjo do Senhor, o que vendes aqui?
E ele respondeu:
- Todos os dons de Deus.
- E custa muito? Voltei a perguntar.
- Não custa nada. Tudo aqui é de graça.
Contemplei a loja e vi o que havia: Jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas decoradas de salvação e sabedoria...
Tomei coragem e pedi:
- Por favor, quero o amor de Deus, todo o seu perdão, alguns vidros de fé, bastante felicidade e salvação eterna para toda a minha família.
Então o anjo preparou e entregou-me um pequenino embrulho que cabia na palma da minha mão.
Incrédula eu disse:
- Mas como é possível estar tudo aqui?
Sorrindo o anjo respondeu-me:
- Na loja de Deus só são distribuídas as sementes!
Na seara do Senhor o quanto antes for plantado, mais depressa os frutos serão colhidos.

PAZ, SABEDORIA, PARTILHA, PERDÃO, FÉ, SIMPLICIDADE, EQUILÍBRIO INTERIOR, FORTALEZA E MUITO AMOR.
*****************************************************************

A carta do Inimigo.

                     A Carta Do Inimigo***





Oi!! 

Eu o vi ontem, quando começou suas tarefas diárias. Você levantou-se sem orar a Deus, o dia todo você sequer fez menção de orar. De fato, nem se recordou de agradecer pelo alimento. Você é muito mal agradecido; é isso que gosto em você!

Também satisfaz-me, a enorme falsidade que demonstra sempre que se fala sobre seu crescimento cristão. Raramente lê a Bíblia, e quando o faz, está muito cansado(a) para isso.

Oras muito pouco e frequentemente ora sem pensar nas palavras que diz. Por qualquer motivo falta ou chega atrasado nas reuniões de oração. E o que dizer das suas queixas em cooperar na evangelizações. Tudo isso é fácil pra mim...

Não posso descrever minha alegria que em todo este tempo que esta seguindo teu Deus, não mudastes teu comportamento. Tantos anos se passaram e continuas comportando-se como no início, você pensa que não tem nada pra mudar. Você me encanta!! Me recordo das piadas sujas que você diz e ri da graça que acha nelas.

E eu rio de um filho de Deus que participa disso. A verdade é que ambos passamos bem... A música vulgar e de duplo sentido que escutas, me encanta. Como sabe quais são os grupos que gosto de escutar? Também desfruto muito quando difamas e se rebela contra o seu Deus, me sinto extremamente feliz...

E quando o vejo dançar esses tipos de movimentos que tanto o fascinam? Como gosto! Certamente quando te divertes de maneira santa, me desilude, mas não há problemas,sempre há outras oportunidades... As vezes que me fazes serviços incríveis, quando dão mal exemplos aos filhos e quando permite que percam a inocência, por meio da TV e coisas desse tipo.

São muito perceptivos que logo imitam o que vêem ... Te agrada muito? Me agrada que raras vezes tenho que tentar-te, porque sempre cai por tua própria conta... Você busca os momentos próprios e se expõe à situações perigosas... Agora... Se realmente me amas... Não mostre essa carta a ninguém!!

Ass.: Satanás

A Palavra de Deus nos alerta:
"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar." 1 Pedro 5:8


A epidemia do Não posso!


A  epidemia do não posso

Presidente: (entra muito preocupada) Não sei o que vou fazer, estou muito preocupada. Meu Mestre colocou sob a minha responsabilidade um grupo de pessoas, e agora todas estão atacadas por uma terrível doença : A epidemia do "NÃO POSSO". Passam as semanas e não ouço outra coisa: Não posso isso, Não posso aquilo.

(as enfermas começam a entrar, todas desanimadas)

Ai, o que, que eu faço ? Jesus me ajude (pensativa)... Hum já sei !! vou consultar a Dra Fé, e espero que não seja tarde demais, (olhando para elas) porque se vocês não melhorarem, a nossa União Feminina estará arruinada.

(ela vai até o outro lado com as enfermas. Ela terá que empurrar, puxar, se esforçar que elas saiam dos seus lugares, elas são recebidas por uma enfermeira)

Enfermeira: Bom Dia, em que posso ajudá-las ?

Presidente: Bom Dia, olha, eu preciso consultar a Dra Fé. Quer dizer, eu não, elas precisam. Ela pode atendê-las ? São casos de emergência.

Enfermeira: Entendo, esperem aqui. Vou anunciá-la. (Ela pega no telefone) Dra Fé, temos aqui um caso de emergência, um caso não, vários. Ok, tudo bem. (falando para a Presidente): Ela está vindo.

(Dra: Fé sai da porta)

Dra Fé: Bom Dia senhoras, em que posso ajudá-las ?

Presidente: Oi Dra Fé, que alegria em vê-la. Estou muito aflita. Estas senhoras são da União Feminina e foram atacadas pela terrível doença do "NÂO POSSO".

Dra Fé: Percebo os desânimos, o estágio da doença está avançada mesmo. Enfermeira, por favor pegue meus equipamentos, todos, todos.

Enfermeira: Sim, senhora Dra Fé.

Dra Fé: Quantos casos já foram constatados ?

Presidente: Vários. Algumas irmãs estão em grau mais avançados, precisam ser remediadas urgentemente.

Dra Fé: Sim, eu entendo, vamos começar, me traga a primeira. (a Dra senta na mesa)

Presidente: Irmã Preguicildes por favor venha até aqui, para q Dra te examinar.

Irmã Preguicildes: Não posso.

Enfermeira: (indo até ela e a ajudando a vir): Eu vou ajudá-la.

Dra Fé: Olá Irmã Preguicildes, qual é o seu caso ?

(a Dra vai até ela: coloca o termômetro, toma o pulso, ouve o coração , enquanto Irmã Preguicildes fala)

Irmã Preguicildes : Não posso desenvolver atividade nenhuma que é colocada sob minha responsabilidade. Quando vou lecionar a lição da Escola Dominical, ou dirigir qualquer reunião, preciso ler todos os pontos da revista porque não consigo guardar nada na mente. Ai, me deu até preguiiça de contar tudo isso.

Dra Fé (já se sentando e começa a escrever): O seu coração está bastante fraco, pulso lento, temperatura baixa. Há uma fraqueza espiritual geral em você. Vou te passar uma receita, e tenho certeza que se você seguí-la irá se recuperar. Mas leia antes, para que em caso de alguma dúvida você possa já me perguntar. (ela entrega a receita)

Irmã Preguicildes : Tá, tudo isso ? ai que preguiça... (lendo a receita) A um grama de PODER acrescenta-se meia hora de Estudo e uma pitada de INTERESSE pelo trabalho, misturando-se ainda uma boa quantidade de ORAÇÃO. Toma-se esta infusão logo que lhe seja dada qualquer responsabilidade na igreja e repita a dose sempre que for preciso.

Dra Fé: A segunda paciente.

(Enfermeira indo buscá-la)

Presidente: Dra, este caso é complicado, Irmã Nésia, venha até aqui por favor.

Dra Fé: E você ? O que tem ?

Irmã Nésia: Eu não consigo me lembrar de ler a Palavra de Deus todos os dias.

Dra Fé: (dando um frasco de remédio a ela). Tenho aqui este medicamento, já pronto. Pois este seu caso é muito conhecido, tem aparecido muito em meu consultório. Este esquecimento provém da ignorância das necessidades da alma. Você está com fraqueza espiritual, e isso acontecerá com o seu corpo. Se você não se alimentar na hora certa e na quantidade suficiente, você ficará fraca a cada vez mais. Este remédio despertará em você o desejo de ler a Palavra de Deus e de ser uma imitadora dEle. Tome uma dose diariamente. Ok?

Irmã Nésia: Hum... ai, esqueci tudo que você falou... mas vou ler o que está escrito no frasco, muito obrigada ( irmã Nésia sai.)

Dra Fé: Irmã, traga a terceira paciente.

Presidente: Ah, sim, sim. Irmã Linguagilda vamos a Dra está te chamando.

(irmã Linguagilda não pára de conversar com as outras irmãs e não presta a atenção)

Presidente: Irmã Linguagilda, por favor pare por um instante. Enfermeira, por favor vá buscá-la.

Linguagilda: Estou indo, estou indo, que bom, serei consultada, não aguento mais este problema, mas agora chegou a minha vez, e eu vou ser curada, porque eu preciso ser curada....

Dra Fé: Ok, ok, pare apenas um momento para que eu converse com você.

Linguagilda: Sim, sim. A Dra quer saber o que eu tenho né ? Pois bem, eu sou a Linguagilda, eu vou te dizer o que eu tenho. Não posso ficar quieta e nem prestar atenção no culto. Tenho muita vontade de conversar. Distraio-me com qualquer coisa. Falo muito e viro-me para trás, toda hora, e não consigo parar, já me disseram que eu tenho o dom de línguas, mas eu não entendo o por quê...

Dra Fé (interrompendo-a e examinando a língua, coloca uma fita crepe em sua boca) : Hum... esse é um dos sintomas mais graves (voltando ao seu assento e escrevendo a receita) desta terrível enfermidade. Mas, infelizmente tenho tratado de vários casos semelhantes ao seu. Olhe, aqui está a sua receita. Leia antes, para que eu tire suas dúvidas.

(Enfermeira vai até ela e tira a fita da sua boca)

Linguagilda (lendo a receita): Mistura-se uma boa quantidade de Reverência ao nome de Deus com uma quantidade dobrada de Amor à Cristo e à sua obra de redenção, acrescentando uma boa dose de Consideração. Cada vez que você que não vai conseguir ficar quieta no culto, tome uma medida deste medicamento, e isto lhe ajudará a estar atenta e lhe dará a consciência de que o Senhor está no seu Santo Templo, fazendo-a compreender que você não tem o direito de perturbar aqueles que desejam prestar um culto a Deus.

Dra Fé: Alguma dúvida ?

Linguagilda (cabesbaixa): Não Dra, está bem claro, até logo e muito obrigado.

Presidente: Ouviu né irmãzinha, vou buscar a próxima paciente.... Irmã Dindin venha por favor.

Dra Fé: E a você? O que está acontecendo ?

Irmâ Dindin: Não posso contribuir para minha igreja. Recebo meu pagamento, pago minhas dívidas e prestações. Compro coisa nova para mim e, quando vejo, o dinheiro acabou eu não tenho mais como contribuir. O dinheiro voa.

Dra Fé (examina as vistas): Oh! Tenho tido muitos pacientes com este mesmo sintoma. Vamos examinar o alcance da visão. (A Dra mostra alguma coisa que está distante. A paciente diz sempre que não está enxergando). Trata-se de uma miopia espiritual. Há várias coisas que dão origem a esta enfermidade: algumas vezes é o egoísmo, (escrevendo a receita) outras vezes a indiferença ou, ainda, a ignorância das necessidade do mundo sem Cristo e sem o conforto de sua salvação. Pois, sem dinheiro, como poderão ser pago o pastor? A zeladora? Água e a luz? Esta receita irá ajudá-la.

Irmã Dindin: Ainda bem que é de graça né ? Porque eu estou meio sem dinheiro, é a crise sabe...(lendo a receita): Toma-se com regularidade, um comprimido do mandamento de Deus: o de DAR, no mínimo, a décima parte do que ganha para o sustento de sua obra, acompanhado de uma boa dose de Oração fervorosa, para que possa estar disposta a fazer a Sua vontade. Acrescenta-se ainda uma boa quantidade de Visão das necessidades do mundo. A esta, a Visão, misturam-se algumas pitadas de disposição para renunciar ao comodismo, conveniências e interesses pessoais, a fim de poder colocar sua vida, seus talentos e bens ao serviço de Deus.

Presidente: Dra, muito obrigado pelas suas receitas, estou certa de que esta terrível epidemia será derrotada muito em breve.

Dra Fé
: É irmã, será sim, se elas colocarem em prática o que está escrito, logo logo todas estarão curadas. Tenha um ótimo dia.

Presidente: Obrigada. Tenha também um ótimo dia. Tchau

(todas entram)

Narradora: Algum tempo depois (elas vão entrando com um cartaz escrito: EU POSSO)

Tudo posso

Ainda que eu seja odiada - Poderei Amar

Ainda que eu esteja trsite - Poderei sorrir

Ainda que as dúvidas me assaltem - poderei confiar

Ainda que as lutas sejam duras e difíceis - poderei vencer

Ainda que tudo ao redor sejam dificuldades, poderei perseverar até o fim ‘PORQUE TUDO POSSO EM CRISTO QUE ME FORTALECE"

Irmã Preguicildes: Querida Presidente, temos tomado os medicamentos que a Dra Fé nos deu. E estamos completamente renovadas. Nunca mais voltaremos a dizer "NÃO POSSO" , não é verdade irmãs?

Irmã Nésia: Agora, quando alguém nos pedir algumas coisa para fazermos para Deus, iremos dizer : Sim, eu posso !

Irmã Linguagilda: É estamos sim, curadas, e felizes, porque somos renovadas, e estamos dispostas a fazer muitas coisas, agora estamos remediadas. Eu continuo falando, mas minha língua agora pertence a Deus, e falo muito para o nome dele !!

Irmã Dindin: O lema do nosso grupo agora será : TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.

Presidente: irmãs, fico feliz em vê-las assim, e tenho certeza que Deus também. Temos muito trabalho a fazermos, olhe.... existe um corinho que podemos cantar que fala sobre isso. Vamos cantar ?

Sim, todas as coisas eu posso,

Naquele que me fortalece,

Sim, todas as coisas eu posso,

Naquele que me fortalece.

FIM SUGESTIVO:

Narradora: algum tempo depois (elas vão entrando com um cartaz escrito: EU POSSO)

Tudo posso

Ainda que seja odiada - Poderei Amar

Ainda que eu esteja triste - Poderei sorrir

Ainda que as dúvidas me assaltem - poderei confiar

Ainda que as lutas sejam duras e difíceis - poderei vencer

Ainda que tudo ao redor sejam dificuldades, poderei perseverar até o fim ‘PORQUE TUDO POSSO EM CRISTO QUE ME FORTALECE"

Irmã Preguicildes: Queria Presidente, temos tomado os medicamentos que a Dra Fé nos deu. E estamos completamento renovadas. Nunca mais voltaremos a dizer "NÃO POSSO" , não é verdade irmã?

ELA VIRA O CARTAZ ONDE ESTARÁ ESCRITO : "TUDO POSSO"

Irmã Nésia: Agora, quando alguém nos pedir algumas coisa para fazermos para Deus, iremos dizer : Sim, eu posso !

ELA VIRA O CARTAZ E ESTARÁ ESCRITO: "NAQUELE"

Irmã Linguagilda: É estamos sim, curadas, e felizes, porque somos renovadas, e estamos dispostas a fazer muitas coisas, agora estamos remediadas. Eu continuo falando, mas minha língua agora pertence a Deus, e falo muito para o nome dele !!

ELA VIRA O CARTAZ E ESTARÁ ESCRITO: "QUE ME "

Irmã Dindin: O lema do nosso grupo agora será : (ELA VIRA O CARTAZ E ESTARÁ ESCRITO: "FORTALECE")

(todas juntas) TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

Presidente: irmãs, fico feliz em vê-las assim, e tenho certeza que Deus também. Temos muito trabalho para fazer, vamos irmãs, vamos trabalhar para o Senhor, com muita alegria, disposição e sabedoria.

Texto:Irmã Jaciara 

Estudos Biblícos.


Estudos biblícos:
 Doutrina: O Testemunho do Cristão
Leitura: 1 Pe 3.8-22; Cl 4.5-8
Jesus nos comissionou para sermos suas testemunhas (Jo 15.27; At 1.8). A palavra “Testemunha” é de uso corrente nos tribunais, onde designa a declaração que uma testemunha presta a autoridades a fim de esclarecer fatos do seu conhecimento.
Cada crente deve testemunhar de Cristo. Testemunhar é falar do que Cristo fez por nós e pregar Sua mensagem (At 10.39-42). Também é dar o exemplo de uma vida cristã. É mostrar ao mundo que fomos transformados por Cristo. É a genuína expressão do Evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na vida do crente.
ANUNCIANDO O EVANGELHO
Jesus mandou aos que foram alcançados por Sua graça, que dessem testemunho do que ele fez (Mt 8.4; Mc 5.19; Lc 9.60). Vemos na Bíblia, muitos novos convertidos testemunhando (Jo 1.40-42; 4.28-30, 39-42)O Senhor ordenou à Sua igreja que anunciasse o evangelho (Mt 28,19,20).É necessário que cada crente confesse a Cristo diante dos homens (Lc 12.8,9; 2 Tm 2.11-13)Quando os crentes foram perseguidos, em vez de se esconderem com medo, de ficarem intimidados, eles oraram para que pudessem testemunhar com mais ousadia (At 4.24-31). Pedro recomenda que estejamos preparados para testemunhar (1 Pe 3.15). Paulo orienta que devemos treinar outros para também testemunhar (2 Tm 2.2). Devemos pregar o evangelho, quer seja oportuno ou não (2 Tm 4.2; Fp 1.18). Paulo até mesmo preso, pregava (At 28.31).
Tem gente com vergonha de testemunhar do plano de Deus para a nossa salvação, mas Paulo afirma que não se envergonha do evangelho (Rm 1.16). Vemos com tristeza que muitas vezes os fanáticos por futebol têm mais empolgação para falar, na segunda-feira, do jogo do domingo, do que os crentes do culto que participaram!!!
Não devemos nos envergonhar, pois Deus nos dá o poder para testemunhar (2 Tm 1.7,8). Jesus disse que o Espírito Santo nos dará palavras para testemunhar (Mt 10.18-20; Mc 13.9-11).
REVELANDO UMA VIDA TRANSFORMADA
Não devemos dar escândalo ou ser motivo de tropeço para quem quer que seja (1 Co 8.9; 10.32,33; Rm 14.13; 2 Co 6.3; Fp 1.10). O testemunho de uma vida transformada muitas vezes fala mais alto que a pregação do evangelho. “O que você faz soa tão alto que não ouço o que você diz”.Os descrentes não lêm a Bíblia, senão no testemunho dos crentes.Pedro orienta que as mulheres ganhem seus maridos pelo seu procedimento (1 Pe 3.1,2)
Devemos andar conforme o evangelho de Cristo, dignamente (Rm 13.13; 2 Co 8.21; Fp 1.27; Cl 1.10; 2.6; 1 Ts 2.12; 4.1,11,12; 1 Pe 2.12), diante de deus e dos homens, a fim de que Deus seja glorificado em nós.
Devemos andar com sabedoria (Cl 4.5), para não sermos levados pelos enganos e engodos dos falsos ensinos. É Deus quem dá sabedoria (Pv 2.6); é bem-aventurado quem acha a sabedoria (Pv 3.13); o sábio diz que a sabedoria é a coisa principal (Pv 4.7). Quando o apóstolo se refere aos “que são de fora”, deixa claro que os crentes são “os que são de dentro”. Aí se vê a diferença. De fato, os seguidores de Cristo são, na verdade, neste mundo, peregrinos e forasteiros (Hb 11.13; 1 Pe 2.11). Estão no mundo, mas não são do mundo (Jo 15.19).Nossos costumes e hábitos diários devem ser governados pela mente divina de Cristo (1 Co 2.16). “Sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16). Andar com sabedoria é equivalente a andar nEle (Cl 2.6). Nenhum cristão deveria dar aos incrédulos qualquer base para caluniar Cristo ou Sua Igreja (Cl 1.22; 1 Tm 3.7). Somos abençoados quando as pessoas nos acusam “falsamente” (Mt. 5:11). A igreja primitiva tinha poder e pureza em sua união com Cristo (At 5.12,13). Devemos aproveitar as oportunidades (Cl 4.5), pois não sabemos se teremos outra chance de pregar àquela pessoa. Esperar o momento certo e fazer a abordagem adequada.
Nossas palavras devem revelar o amor de Deus em nossos corações (Mt 12.34), sendo pronunciadas na medida certa (temperada com sal), para não falarmos de menos (insosso) ou demais (salgado demais).Também deve ser pura (Ef 4.29) e conveniente, não deixando de ser enérgica quando necessário (At 15.1,2; Gl 1.9).A conversa do crente deve ser agradável, cativante, amável e graciosa. Deve ser uma linguagem originada na graça de Deus operando em nosso coração, que contenha a verdade com amor (Ef 4.15). Remindo o tempo: o bom ou mau uso do nosso tempo tembém testemunha do que é mais importante para nós: Cristo (Bíblia, oração, evangelização, etc) ou o mundo (TV, música profana, etc).
Devemos testemunhar de Jesus: Em toda parte (At 1.8)Em nossa casa (Mc 5.19,20)No trabalho (1 Tm 6.1)Os pastores também devem dar bom testemunho (1 Tm 3.7)
PASSOS PARA DAR UM BOM TESTEMUNHO
Pedir orientação e sabedoria de Deus para agir, falar, resolver problemas (Tg 1.5, 6; 3.17).Seja zeloso, honesto. Tenha uma conduta moral séria, demonstrando cordialidade para com as pessoas. (1 Pe 2.15-17). Evite contendas, brigas, discussões (2 Tm 2.14,15). Esteja sempre preparado para explicar claramente o Evangelho (1 Co 15.1-4). Fale sempre com clareza acerca da condição para a Salvação: Fé e arrependimento (Rm 10.9, At 2.37-38).Conscientize as pessoas de que elas precisam tomar uma decisão urgente com Cristo (At 10.30,31)Demonstre sua segurança em Cristo, sua alegria na certeza da vida eterna (1 Jo 5.10-12).Não se deixe vencer pela timidez. Aproveite todas as oportunidades para falar do Salvador (2 Tm 4.2).
QUEM É O CRENTE QUE DÁ BOM TESTEMUNHO
Aquele em que o Senhor fez alguma coisa (1 Cr 16.8); Aquele que teme ao Senhor (Sl 60.4); Aquele que foi remido pelo Senhor (Sl 107.2); Aquele que reconhece a soberania de Deus (Is 12.4).
DE QUE MANEIRA O CRENTE DEVE DAR BOM TESTEMUNHO
Cheio do Espírito Santo (At. 1.8); Sem temor ou vergonha (2 Tm 1.8); Com prontidão constante (1 Pe 3.15).
AS PROVAS DE UM VERDADEIRO TESTEMUNHO
Por uma experiência pessoal (Sl 66.16); Por entender que é um dever diário (Ml 3.16); Para relatar as bênçãos de Deus (Is 63.7); Porque há um fogo no seu íntimo (Jr 20.9); Inspirado pelo Espírito Santo (At 2.4); Por compromisso com a sua fé (At 4.20); Por ter crido em Jesus (2 Co 4.13).
O MAU TESTEMUNHO DO CRENTE
Provoca escândalo (Rm 14.15; 2 Co 6.3); Exerce má influência (Rm 14.15); Impede o crescimento da obra (At 28.31); Forma juízo geral sobre demais irmãos (1 Co 6.8).
TIPOS COMUNS DE MAU TESTEMUNHO DO CRENTE
No lar - brigas, desmandos, autoridade excessiva, gritos, confusões, conversações, mentiras. Na rua - Companhias, vestes, falar, proceder, comentários sobre vida alheia. No comércio - Compras e não pagamento, emissão de cheque sem fundo, trambiques. Na igreja - Vestimentas, comportamento, falar, proceder, respeito, amor e prática. Na escola - Companhias, conversações, piadas, abjuração, negação. No trabalho - Conversações, procedimentos, pontualidade, assiduidade e respeito, negação. Na vizinhança - Conversações, procedimentos, brigas, desrespeito, comentários da vida alheia.
Obras Consultadas:HARBIN, Chrístopher B. A Vida Discipulada, Lição 9. Imprensa Bíblica Brasileira, 1998).
Ler a Bíblia é a melhor forma de ouvir Deus falar!
Por Antonio Fonseca


Imaginemos a seguinte situação hipotética:

Uma pessoa nasce e cresce sem ter conhecido seu pai. Conforme vai crescendo e sentindo a falta do pai, começa a despertar o desejo de conhecê-lo e de saber o motivo de sua ausência. Então, tem início a busca para saber o que de fato aconteceu com seu pai. Mas não obtém respostas.

Ao completar dezoito anos, recebe em sua casa uma correspondência cujo remetente traz o nome de seu pai, a quem sempre desejou conhecer.

Se você fosse essa pessoa e recebesse essa carta, o que você faria? O mais lógico seria abri-la imediatamente e lê-la, a fim de descobrir tudo o que sempre teve curiosidade e vontade de saber sobre seu pai, como, por exemplo, onde ele mora, o que ele faz, por que não esteve com ele durante todos esses anos... Enfim, os motivos reais de tudo o que aconteceu que o levou a se ausentar.

Essa pessoa ficaria totalmente concentrada na leitura e, com certeza, leria tudo com muita atenção, observando cada detalhe do texto, tentando satisfazer o desejo que sempre a acompanhou: o de conhecer seu progenitor.

Agora, analise o seguinte:

Todos nós, aprendemos, desde de muito cedo, que a Bíblia é a Palavra de Deus. Aprendemos que Deus é o nosso Pai celestial. Aprendemos que Deus nos ama e quer o melhor para cada um de seus filhos. E tudo o que podemos saber sobre Deus, o nosso Pai, está registrado em sua Palavra, as Sagradas Escrituras.

Aí vem outra questão:

Como evangélicos, cremos em tudo isso. E uma das nossas marcas (ou características) é carregar, falar e compartilhar com outras pessoas o Santo Livro. Mas, infelizmente, o que temos notado em nosso meio atualmente é um grande desinteresse pelo conhecimento bíblico. A maioria dos evangélicos nunca sequer leu a Bíblia inteira, a Carta que o nosso Pai celestial nos deixou.

Para lermos a Bíblia toda durante um ano, teríamos apenas de dedicar quinze minutos diários à leitura diária de três capítulos da Palavra de Deus. Isso significa que, dos 1440 minutos (24 horas vezes 60 minutos) que o nosso Deus nos concede todos os dias, precisamos tão-somente utilizar 1% desse tempo para lermos a Bíblia toda em um ano. Sabemos que quando oramos falamos com Deus e quando lemos a Bíblia Deus fala conosco. Mas muitos preferem negligenciar a Carta de Deus, o nosso Pai, para poderem ouvir Deus falar de outras maneiras não tão seguras e, às vezes, extremamente arriscadas.

Ora, se sabemos e ensinamos que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que na Bíblia encontramos a vontade divina para toda a humanidade, o que justificaria tanta gente não conseguir ouvir Deus falar ou procurar novas maneiras para ouvi-lo?

Outro detalhe interessante:

Temos, hoje, vários e fáceis acessos aos Escritos Sagrados, o que não ocorria no passado, seja por meio da imprensa escrita ou pela Internet. Dificilmente encontraremos uma família brasileira que não possua pelo menos um exemplar das Sagradas Escrituras. É possível encontrá-la em todos os segmentos da sociedade.

Precisamos parar, pensar e, com sinceridade, responder às seguintes perguntas: “Será que queremos realmente ouvir Deus falar? Será que queremos realmente conhecer o nosso Eterno Pai?”.

Se a resposta for afirmativa, vamos, então, todos os dias da nossa vida, ouvi-lo pelo menos quinze minutos por dia, lendo, individualmente, a preciosa Carta que Deus, o nosso Pai, nos deixou. Com certeza, não somente aumentaremos a nossa relação amorosa com o nosso Pai celestial, mas também estreitaremos nosso contato, falando-lhe, por meio de nossas orações, e ouvindo-o, por meio da leitura de sua Palavra.

Com certeza, também, aprenderemos, pela Palavra de Deus, onde Ele mora, o que Ele tem preparado para nós, seus filhos, e quando iremos conhecê-lo pessoalmente, alvo e anelo máximos de todo legítimo cristão.

Então, o que estamos esperando? Abramos e leiamos a Carta do Pai!


Minha Fonte: http://www.icp.com.br/85verbo.asp


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (até 1948) são as autênticas Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), são as únicas que o crente deve usar, pois são fielmente traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

- Este estudo/mensagem pode ser repassado livremente para seus grupos, seus amigos, pode ser publicado em sites e bloggers, pode ser impresso, pode ser utilizado da forma como for necessário.

- O fato de citarmos as palavras de alguém não necessariamente significa que temos a mínima identificação com seu autor em áreas outras que não seja o assunto tratado neste estudo.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A auto-suficiência e inerrância das Escrituras


Após seu batismo, o Senhor Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Após quarenta dias e quarenta noites de jejum teve fome. A primeira tentação realizada por Satanás foi relacionada com uma das necessidades básicas do ser humano: O alimento. Jesus foi privado de alimento durante 40 dias e certamente estava debilitado, não ao ponto de desfalecer, mas com certeza estava. E Satanás não se contentou somente em tentar nosso Senhor nesse ponto básico da existência humana, mas ainda questionou sua divindade dizendo “Se és Filho de Deus” (v3). Como Jesus reagiu a isso? Usou psicologia? Auto-ajuda? Deu crédito as palavras do tentador ? (que afinal não eram desprovidas de sentido) Jesus porém disse:

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de päo viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:4)

Jesus argumentou usando a Bíblia. ”Está escrito” é o testemunho de que aquilo que foi registrado é autêntico e verídico, apto a nos livrar das tentações. Ele cita Deuteronômio 8:3 onde Deus mostra ao povo como depender Dele. E após essa resposta Satanás se cala, reconhecendo a autoridade das escrituras, passando então para um outro nível de suas tentações.

A próxima tentação que ele faz ao Mestre envolve outra necessidade básica do homem, porém já em outro nível: A segurança. O pináculo do Templo teria aproximadamente 30 metros de altura. Para efeito de comparação, o Cristo Redentor localizado no Rio de Janeiro tem 38 Metros, ou seja realmente era um lugar muito alto e com certeza passava uma sensação de insegurança. Além dessa questão, Satanás torna a tentação mais sofisticada, novamente colocando em xeque a divindade de Cristo e também usando as escrituras. Ele cita o Salmos 91:11-12 que diz:

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentaräo nas suas mäos, para que näo tropeces com o teu pé em pedra. (Salmos 91:11-12).

Porém como Satanás é astuto e enganador por natureza, ele simplesmente distorce o contexto do versículo, que é uma garantia para aqueles que confiam no Senhor e não para aqueles que o tentam. Jesus novamente é incisivo, afirmando com base nas escrituras:

Näo tentareis o SENHOR vosso Deus... (Deuteronômio 6:16)

Então por último Satanás apela para as necessidades de “auto-realização” do homem, dizendo que todos os reinos do mundo e sua glória poderiam ser de Cristo, se Ele somente o adorasse.

Jesus novamente rebate a tentação de glória e riquezas usando as escrituras:

O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás.(Deuteronômio 6:13)

Vemos então que o Senhor Jesus usou somente a Bíblia contra as tentações num patamar mais simples (como o alimento) até de glórias e riquezas (reinos desse mundo). Após isso Satanás reconhece a autoridade das escrituras retirando-se (v10).

É na palavra de Deus que encontramos as respostas e é através dela que vencemos as tentações em nossas vidas, através de uma vida dedicada de estudo, oração e dependência do Espírito Santo que nos guia em toda verdade.






- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


O Caminho a Seguir

1. Salvação

1.1 – Por que preciso ser salvo?

Rom 3:10-12 – Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.

Rom 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Jo 3:3-5 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Mat 25:41-43 – Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Luc 16:24 – E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Rom 5:18 – Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

Rom 6:23 – Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Mar 9:43-44 – E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

Ap 20:15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. 

Ap 21:8 – Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

1.2 – Mas não posso ser salvo por ...

1.2.1 – Esforçar-me ao máximo?

Isa 64:6 – Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

Heb 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

1.2.2 – Cumprir a lei?

Gal 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Rom 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

1.2.3 – Fazer boas obras?

Efe 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.  Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Tit 3:5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo 

Rom 4:2-8 - Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

1.2.4 – Ter sido batizado?

1Ped 3:21 - Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; 
Efe 2:15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,  

1.2.5 – Ser religiosíssimo?

Jo 14:6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Jo 3:3-5 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

At 4:12 – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

1Tim 2:5 – Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

1.4 – Que acontecerá se eu crer – aceitar Cristo como meu único e total Salvador e Senhor?

1.4.1 – Tornar-me-ei filho de Deus.

Jo 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

1.4.2 – Serei perdoado e justificado.

At 13:38 - Seja-vos, pois, notório, homens irmàos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.

1.4.3 – Começarei a ter uma nova vida.

2Cor 5:17 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

1.5 – Qual a melhor ocasião para se salvo?

Luc 12:20 – Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
  
2Cor 6:2 - Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.    

Heb 3:7-8 – Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.
Sl 95:7-9 - Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,  não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;  quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.

Prov 27:1 - NÃO presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará. 

Prov. 29:1 -  O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

Isa 55:6 - Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
At 17:30 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

1.6 – Salvação é possível? Deus quer me salvar?

Rm 5:6-8 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.  Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
1Tim 1:15 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.  
Mt 11:28-30 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Ap 3:20 – Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

1.7 – Então, como ser salvo?

a) Arrependa-se!

Luc 13:3 – Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
At 3:19 – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para...

b) Converta-se!

Mt 18:3 – E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

c) Creia!

At 16:31 – E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 
Jo 3:18 – Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

d) Receba Cristo como seu único e total Salvador e Senhor!

Jo 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Rom 10:9-10 – A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

e) Confesse a Cristo publicamente!

Mt 10:32-33 – Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

--------------------------------------------------------------------------------

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (até 1948) são as autênticas Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), são as únicas que o crente deve usar, pois são fielmente traduzidas somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



 MULHER VIRTUOSA! 

Mulher virtuosa, quem a pode achar?
Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas.
O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.
Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos.
É como os navios do negociante; de longe traz o seu pão.
E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento
à sua casa, e a tarefa às suas servas.
Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha
com o fruto de suas mãos.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Prova e vê que é boa a sua mercadoria;
e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca.
Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos.
Não tem medo da neve pela sua família; pois todos os da sua casa
estão vestidos de escarlate.
Faz para si cobertas; de linho fino e de púrpura é o seu vestido.
Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra.
Faz vestidos de linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores.
A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro.
Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.
Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo:
Muitas mulheres têm procedido virtuosamente,
mas tu a todas sobrepujas.
Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na
nas portas as suas obras.



A Mulher Virtuosa de Provérbios

Texto de Estudo: Provérbios 31 v 10 ao 31

Muitas Mulheres notáveis aparecem em toda a Bíblia, mas a esposa virtuosa aqui retratada merece elogio especial (Pv. 31:29)
Essa mulher era esposa e mãe. Durante séculos, as mulheres têm se maravilhado e vêm sendo desafiadas pela vida dela (v. 31)
A passagem descreve o tipo de esposa que toda mulher deve ser e que tipo de mulher o homem deve escolher para se casar.
Um poema acróstico, com cada um dos 22 versículos iniciado por uma letra do alfabeto judaico, incentiva a memorização dessa grande peça literária.
Não sabemos quem era aquela mulher, mas como elaera. Essa mulher virtuosa continua mais viva do que nunca.
Essa mulher fora do comum era um paradigma de virtudes: digna de confiança, diligente, organizada e amorosa. Mas é surpreendente como consegue organizar as prioridades de sua vida. O marido confiava plenamente nela; os filhos adultos a elogiavam voluntariamente, e seu lar era um modelo de eficiência. Ela ainda encontrava tempo para atuar na comunidade, para ajudar o pobre e até para aumentar a renda da família por meio de investimentos sábios e gerenciamento produtivo de tudo o que era colocado sob seus cuidados. Mais ainda, era tão linda exteriormente como era sábia em seu interior.
A descrição da esposa virtuosa termina com o segredo de seu sucesso (v.30). Ilustrando o tema da sabedoria encontrado em todo o Livro de Provérbios, essa mulher, em primeiro lugar, temia e reverenciava a Deus. Assim, os relacionamentos e responsabilidades eram equilibrados com sabedoria. Ela exemplifica a verdade emitida por Jesus Cristo: "buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas."(Mt. 6:33). Um olhar atento para a descrição dessa mulher pode ser de valor inestimável para ajudar todas as mulheres a estabelecerem suas próprias prioridades ao administrar o tempo, os recursos e os dons que Deus lhe deu.

Minha Fonte: Bíblia da Mulher - Leitura, Estudo e Devocional - Editora Mundo Cristão.


***********************************

A Mulher de Ló
Um Exemplo a Não Seguir
“Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lc 17.32).

Mas, pra que? Com tantas pessoas de quem temos que nos lembrar, para que nos lembrarmos da mulher de Ló? Ela viveu há tanto tempo! Não há sequer um retratinho dela, nem o seu nome sabemos!

Essa mulher! Mulher-modelo! Sim, modelo a não ser seguido. Todos nós somos tentados a agir como ela, em sua loucura momentânea e fatal.

Era Ló o seu esposo, e ambos viviam com as duas filhas na cidade de Sodoma. A cidade tinha uma característica: era promíscua. A homossexualidade grassava livre, solta e generalizada por sua população. Ló incomodava-se com isso, mas, como era um estrangeiro, pouco podia fazer. Pelo menos suas filhas estavam encaminhadas. Elas tinham maridos. Diz-nos a bíblia que os clamores sobre essa cidade subiram ao Senhor. Provavelmente os de Ló, homem de oração.

Nenhuma oração que fazemos, quando sincera e cônscia da presença do Senhor, é vã ou sem resposta. À semelhança das ondas de rádio, que se propagam perpetuamente pelo universo, ao ponto de poderem ser ouvidas novamente algum dia (dizem os entendidos), as orações também não se perdem. Em Apocalipse está escrito que elas serão lançadas com incenso sobre a Terra, nos dias de juízo (Ap 8.4). Ló orava e Deus atendeu aos seus clamores.

Dois anjos e o Senhor foram até Abraão notificá-lo da destruição iminente de Sodoma. Enquanto Deus ficara com Abraão, os anjos desceram à cidade. Ali, na praça, encontrados por Ló, foram convidados para hospedarem-se em sua casa (a bíblia recomenda que sejamos hospitaleiros, pois alguns podem estar hospedando anjos, cf Hb 13.2).

Ao entrarem em casa de Ló, os homens da cidade foram à porta exigir que os visitantes fossem postos para fora, para serem abusados sexualmente. Ló implorou-lhes que nada lhes fizessem, pois estavam debaixo de seu teto. A gentalha ralhou com ele, dizendo que um estrangeiro não deveria dar-lhes ordens, e agora iriam abusar dele mesmo. Foi quando os anjos o recolheram para casa, cegaram o populacho e mandaram que Ló e a família saíssem o mais cedo possível, pois haveria uma chuva de fogo e enxofre, destruindo tudo. Mas instou com eles: não olhem para trás.

Ló, a esposa e as duas filhas saíram. Os genros não quiseram, não acreditaram. “Não olhem para trás”, era a ordem. Correram estrada afora. Infelizmente a mulher de Ló, não se sabe porque, se por zelo da casa, misericórdia dos que ficaram, curiosidade ou medo, olhou para trás. Imediatamente foi transformada numa estátua de sal, prefigurando o Mar Morto que se formaria naquela área.

“Lembrai-vos da mulher de Ló”, que olhou para trás. Quantos de nós, depois de sermos resgatados do mundo, somos tentados a voltar à velha vida, aos velhos hábitos, às velhas alegrias! “Não olhem para trás”. Quem lança mão do arado e olha para trás não é digno do Reino (Lc 9.61). Jesus diz que quem olha para trás é como o “sal insípido”, que para nada mais presta, senão para ser lançado fora (Mt 5.13), como o sal que compunha a estátua daquela que fora uma mulher eleita, pois escolhida para sair da destruição em função do esposo justo que tinha. Quem olha para trás é semelhante ao cão que volta ao próprio vômito ou à porca que volta ao seu próprio lamaçal (II Pe 2.22)

Se for o seu caso, ainda há tempo, pois o “fogo e o enxofre” não caíram sobre a Sodoma e Gomorra deste fim dos tempos. Ainda temos um advogado perante o Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados (I Jo 2.2).
“Lembrai-vos da mulher de Ló”.
Eu jamais quero seguir o exemplo dela. E você?
Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
bnovas@uol.com.br


***********************************

TRATAMENTO DE BELEZA PARA MULHERES

A beleza é um dos triunfos da mulher. Querer ser bela é inerente à feminilidade. Nestes dias em que a mulher anda reinando não apenas no lar, mas se projeta no cenário público, é bom que esteja apta para reinar com toda a sua pujança.

A Rainha Ester foi a mulher que impressionou pela sua beleza, não apenas ao rei, mas ao guarda das mulheres e a todos que a cercavam (Ester 2). A beleza de Ester não era superficial e nos fala de muito preparo. Foram doze meses de embelezamento.

Um novo ano começou e com ele o desafio de doze meses para um tratamento de beleza que nos coloque numa postura que glorifique ao Rei dos Reis. Deus tudo fez tudo belo e admirou-se de Sua criação. Aprimoremos também a beleza que Deus criou.

A receita para este tratamento começa com:
LIMPEZA INTERIOR - Do coração procedem as fontes da vida -(Pv 4.20-27).
Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma. Jesus adverte que o mal vem de dentro - (Mc 7.14-23) e Jeremias fala dos enganos do coração (Jr 17.9), por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão. O Salmo 139.23-24 nos conduz à confissão e quebrantamento pela ação do espírito.
ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO - A mente exerce um grande poder sobre nós. Somos, realmente, aquilo que pensamos - belas ou feias, novas ou velhas. Paulo fala em transformação pela renovação da mente (Rm 12.2). Faz mais efeito que as operações plásticas que concertam ou pioram apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos (Fp 4.8) e preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3.15). Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude. ÓLEO PARA A CABEÇA - O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133) que nos leva a amar as pessoas, aceitá-las como são. Óleo que lubrifica os relacionamentos, fluindo como ingredientes para uma convivência saudável. Também o óleo da unção do Espírito que ungindo a cabeça, faz transbordar o coração (Sl 23.5). BATOM PARA OS LÁBIOS - É o louvor. Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas ou hábitos da murmuração. Enfeitar os lábios com palavras de louvor, de conforto, que levante os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei (Sal 19.14). MAQUIAGEM - Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria. "O coração alegre aformoseia o rosto..." ( Pv 15.13 ). BRILHO - O tempo que passamos com Deus dá brilho a vida. Que o diga Moisés (Ex 34.29). "Para ser bela pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de deus" - Michel Quoist. CREME PARA AS MÃOS - (Ec 9.10 e Pv 31.20) Mãos adornadas com o serviço ao próximo. Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados. CALÇADOS PARA OS PÉS - (Pv 4.26-27) - Pés que andam por caminhos direitos ( Is 52.7 ) - Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação. TRAJE - Alta costura do Atelier do senhor - (1Pe 3.3-4) apresenta o traje do espírito manso e suave. E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo. PERFUME - Mais precioso que o "Chanel 5 ", pois é da "grife" do Senhor - ( ( 2 Co 2.14-15 ) - O perfume de Cristo. É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma; neste, o "vaso de alabastro" ( a nossa casca grossa) tem que ser quebrado para perfumar o ambiente. ETIQUETA SOCIAL - Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado. Define-se apenas numa palavra AMOR. Sem ele nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente. ( 1 Co 13.5 ) " O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias".

Que Deus lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor.

Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você.


***********************************
“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33)”.

Muitas vezes nos frustramos com as pessoas, imaginando que teriam certo tipo de comportamento igual ao nosso pensamento, mas esquecemos que são indivíduos completamente diferentes de nós.

Muitas vezes as expectativas que colocamos na nossa vida adulta, refletem ou tentam suprir aquilo que não tivemos na nossa infância.

Por exemplo, se você não foi uma criança muito elogiada terá a necessidade de receber elogios e incentivos de amigos e familiares, assim como o filho que teve uma mãe superprotetora tende a ter a necessidade de uma figura materna como apoio sempre próximo, muitas vezes transferindo o papel de mãe para a esposa e cobrando dela as mesmas atitudes.

Porém a sua falha em não compreender que são pessoas completamente diferentes de ti pode ser infinitamente maior que a capacidade deles em corresponder, gerando atritos diversos, caso não esteja a altura de suas perspectivas, mas então é hora de analisar a sua atitude e ver se não está cobrando demais dos seus próximos.
“Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno (Mt 5.22)”.

O pior que algumas dessas pessoas guardam magoas destas que não lhe corresponderam e muitas trocam diversas vezes de parceiros, de namorados e não encontra nenhum a altura delas. Pois algumas mulheres não conseguem encontrar ninguém, pois exigem demais de seus parceiros, ou seja, as suas expectativas são muito altas.

Tenho atendido muitas mulheres que tem sido vitimas das frustrações de seus maridos, pois transferem para elas todos os seus desejos, não se preocupando nem ao menos em conhecer o que suas esposas pensam a respeito do que tanto exigem. Não conseguem enxergar que são apenas pontos de vistas diferentes e cobram delas atitudes como as que acham que elas deveriam ter.

A Bíblia diz:
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice” (I Co 11.28), a Psicologia prega que quando você gasta muito tempo julgando os outros, perde a oportunidade de julgar a si mesmo. E a Bíblia nos ensina justamente ao contrario.“E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? (Mt 7.3)”.

Existem ainda as pessoas que nunca admitem seus erros e sempre colocam a culpa no outro. Muitas vezes usando de artifícios dissimuladores, mentiras e malicia para não reconhecer suas falhas.

Infelizmente com isso perdem grande oportunidade de crescimento, pois a Palavra de Deus nos ensina a pedir perdão, reconhecer nossas falhas e buscar o padrão Maximo de santidade:
“porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo (I Pe 1.16)”.

E ser santo significa buscar a justiça, andar nos caminhos do Senhor, pregar o amor, a bondade, a benignidade, pois Jesus quando esteve aqui em seu Ministério Terreno, pregou que deveríamos ser mansos e humildes, nisso está incluído reconhecer nossos erros.

Não é vergonha reconhecer seu erro, a vergonha consiste em mentir para si mesmo tentando passar uma imagem que já caiu por terra há muito tempo, que é a síndrome da perfeição.

Abra o seu coração, exponha seus sentimentos, desejos, seus sonhos para quem você ama e verá que Deus vai lhe abençoar e o carinho fluirá muito mais na sua vida, ao invés de se esconder atrás de frustrações do passado, acusações sem fundamento ou expectativas não expressadas.
“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Sl 133.1)”.

Que o Espírito de Deus fale melhor a cada coração e que realmente possa haver maior compreensão e união entre o povo de Deus.

Graça e Paz.

Minha Fonte:
Miss.Adriana Fonte – Aconselhamento Cristão, Psicologia.


***********************************

Espere no Senhor


Todo mundo que se dar totalmente para alguém, ter uma relação
com alguém no fundo de sua alma, ser amado completa
e exclusivamente

Mas Deus, ao cristão, diz:

"Não. Não até você esteja satisfeito, completo e farto de ser
amado apenas por Mim e tenha se dado sem reservas a Mim,
tenha uma relação intensa, pessoal e única Comigo, e Comigo
somente. Eu o amo, minha criança, e até que você descubra
que somente em Mim será encontrada a satisfação que você
procura, você não será capaz de ter a perfeita relação a
dois que eu tenho planejado para você. Você nunca será um
com o outro se antes não for um comigo exclusivamente, acima
de todos os seus desejos e vontades. Eu quero que você pare
de planejar. Pare de desejar em seus desejos e me permita
falar a você sobre o plano mais maravilhoso que existe - um
que você não pode nem imaginar. Eu quero que você tenha o melhor.
Permita-me dar isso a você. Você fica me olhando, esperando por
grandes coisas. Mantenha-se satisfeito sabendo que EU SOU.
Mantenha-se aprendendo ouvindo as coisas que eu digo a você e espere.
Não esteja ansioso e não se preocupe! Não olhe à sua volta para
as coisas que outros têm ou que Eu dei a
eles. Não fique de olho nas coisas que você acha que quer.
Apenas mantenha seus olhos em Mim, e somente em Mim, ou você
vai perder de vista aquilo que eu quero lhe mostrar.
E, então, quando você estiver pronto, Eu vou surpreender você
com um amor muito mais maravilhoso do que você poderia
sequer sonhar. Veja bem, até que você esteja pronto e até
que aquele que eu tenho para você esteja pronto (e eu estou
trabalhando exatamente neste minuto para que ambos estejam
prontos ao mesmo tempo), e até que vocês dois estejam
satisfeitos exclusivamente comigo e com a vida que tenho
dado a vocês, você não será capaz de experimentar o amor que
exemplifica a relação que tem Comigo, e esse é o PERFEITO AMOR.
E, minha querida criança, Eu quero que você tenha esse amor
maravilhoso. Eu quero que você sinta o que é ter esse tipo
de relação Comigo e que você desfrute de forma concreta e
verdadeira o laço eterno de beleza, perfeição e amor que Eu
ofereço a você em Cristo. Eu o amo completamente. Eu sou o
Deus Todo Poderoso. Então,
creia e seja farto".

Acho que é isso mesmo. Enquanto nós desejamos ardentemente ter
alguém, deixamos de lado a relação mais importante de nossas
vidas: nosso relacionamento com Deus.

Permita a Deus curar suas feridas e lhe dar o colo e o consolo
que homem nenhum pode lhe dar. Permita a Deus suprir todas
as suas necessidades e te tornar uma mulher de Deus, plena
em amor e compreensão das coisas de Deus. Permita Deus
fazer de você a melhor filha e mãe que alguém pode ter.

Descanse no Senhor e alimente sua fome e sede de amor em Cristo.
Nenhum homem poderá lhe dar o que você precisa e antes de
ter um relacionamento com mais alguém, cultive um
relacionamento com Deus. Quando você estiver preparada, o
amor chegará em sua vida. Sem confusão ou dúvidas porque
nosso Deus não é um deus de confusão ou dúvidas. Esperar
não é fácil, mas a ansiedade leva a precipitação e daí ao
sofrimento. Deus tem o melhor para você. Jesus morreu por
você, para que você fosse salva e Nele tenha uma vida em
abundância. Não duvide nunca disso.

Busque um relacionamento verdadeiro e real com Deus e sua
segurança virá naturalmente. Quando se sabe que se tem muito
valor para Deus, a opinião dos outros já não tem tanta
importância assim. Torne-se uma mulher de Deus de fato e de
verdade, leia a Bíblia diariamente, estude a Palavra do
Senhor, vá a igreja regularmente e busque fazer somente a
vontade de Deus e não a sua. Procure fazer cursos, aprender
uma língua, ter um hobby, fazer ginástica, aprender a tocar
um instrumento, tudo isso a ajudará a ter mais confiança em
si mesma. Faça sua parte, buscando a Deus e se interessando
pela vida - e não pelo que os outros pensam de você - e logo
vc descobrirá que seu medo e sua timidez foram embora, à
medida que vc se descobrir como uma pessoa interessante e
muito amada por Deus que você é.
"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar,
e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos,
ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso
Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos
os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém." Judas 1:24-25



***********************************

Toda Mulher Deve Ser

Como
Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar.

Como a
esposa de Noé, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quando ninguém quis acreditar na mensagem que ele pregava.

Como
Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se mãe de uma grande nação.

Como
Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar.

Como
Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou ser usada por Deus, ajudando numa das grande vitórias do povo de Deus.

Como
Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, mostrou como Deus, se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda história de amor!

Como
Débora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justiça.

Como
Ana, que orou pedindo um bebê, e o devolveu a Deus para que ele se tornar um grande profeta.

Como
Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos.

Como
Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seu povo!

Como
Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo, antes de estar casada, numa época, em que isso poderia lhe custar a vida!

Como
Maria Madalena, que após ser convertida, expressou sua gratidão a Jesus, de uma forma tão singular, que sua história, é contada a té hoje!

Como
Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou!

Como
Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagem de Deus.

Como
Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus, em momentos difíceis!

Todas estas grandes mulheres da Bíblia, foram como nós, tiveram seus momentos de fraquezas, mas se levantaram e deixaram seus exemplos de fé, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverança e esperança!


***********************************

Vaidade

A Bíblia é muito clara ao dizer que tudo é lícito, mas nem tudo convém. Tudo é lícito, mas não devemos nos dominar por nada.

Assim, em tempos de academias lotadas e corrida frenética por uma aparência melhor, a busca pela beleza é lícita, se mantida nos padrões mínimos de sensatez, domínio próprio e sabedoria que o Espírito Santo nos dá. Querer estar arrumado, perfumado, bem vestido e sentir-se bem por isso não é pecado. Fazer disso o motivo de sua existência, sua alegria, isso sim, é errado.

Nossa sociedade erroneamente estabelece hoje que só é feliz (e tem direito de ser amado) quem tem um corpo lindo, um cabelo maravilhoso, roupas da moda e carro do ano. Se você é gordinho, usa óculos, tem cabelos crespos (tem de ser liso), é branquinho (tem de estar bronzeado), não malha, pronto! Você já está fora dos padrões.

Por causa disso, vemos muitos jovens cristãos - que deveriam manter seus padrões em Cristo - mais preocupados com seu peso, seu cabelo, seu corpo, do que com seu espírito.

Não há problema algum em se preocupar em estar asseado, arrumado, com uma boa apresentação, mas quando uma moça deixa de ir ao culto porque não tem uma roupa nova (ou vai emburrada, com Deus e o mundo, porque não tem uma bolsa que combine) ou vemos um rapaz se sentindo envergonhado de estar na casa do Senhor porque todos seus amigos usam um tipo de roupa e ele é "diferente", alguma coisa está muito errada.

Muitas vezes, essa vaidade se estende para o exibicionismo que - obviamente - não tem nada de cristão. A partir do desejo de mostrar o corpo, a beleza, o dinheiro que têm, vemos jovens (de ambos os sexos) com roupas decotadas, arrochadas, curtas, justas, transparentes; apenas para mostrar a todo mundo como são fortes, sarados, "gostosas" etc... Isso, obviamente não é um comportamento cristão - dependendo até, a pessoa estará ali a serviço de Satanás, servindo de tentação para os outros e vergonha para o nome de Jesus.

Além disso, com o culto da beleza vigente no mundo atual, muitos cristãos colocam seus padrões de escolha de um par pelos quesitos beleza e dinheiro. Assim, a moça não tem olhos para o rapaz gordinho e de Deus. Passa seu tempo sonhando e desejando um "ator de Hollywood" crente. O rapaz quer uma "capa da Playboy" de Deus (como se fosse possível). E vira uma bola de neve. Procuram os mais bonitos, precisam ser assim para os conquistarem, e se chegam ao padrão de beleza que sonham, descobrem que na igreja ninguém é "bonito" o bastante para eles e se sentem tentados a buscar no mundo.

No final, nenhuma dessas atitudes é de Deus. Aqueles que são do Senhor sabem que a busca pela beleza, antes de qualquer coisa é vaidade. Vaidade é a qualidade de tudo que é vão, de tudo que passa... beleza, corpo bonito, roupas da moda e dinheiro, todas essas coisas vão passar.

Os valores do cristão devem estar baseados em tesouros incorruptíveis como amor, benignidade, domínio próprio, santidade, retidão. Cristo não era belo mas sua beleza interior superava qualquer outra pessoa à sua volta. Quando somos realmente interessados pelas pessoas, prontos a ajudá-las, prontos a dar o melhor testemunho possível de Cristo; quando temos o dom do amor agindo em nós, emanamos o tipo de beleza que não pode ser comprado ou vendido. A beleza que só Deus pode nos dar.

Acima de beleza, poder ou dinheiro, o cristão deve buscar ser como Cristo. Deve buscar o temor do Senhor, os dons do Espírito Santo, o amor ao próximo. Como ele vai se vestir, como será sua aparência, será mais um reflexo do Espírito Santo dentro de si do que um objetivo que vá tomar seu tempo e sua vida.

A aparência do cristão deve manifestar a glória de Deus e não sua própria glória, assim o segredo é colocar Deus a frente de nossas decisões, inclusive sobre o que vestir, nossa aparência e modos. Deus nunca erra e com Ele como conselheiro, estaremos sempre no caminho certo.


Minha fonte: Alessandra de Oliveira


***********************************

Gravidez na Juventude

Antigamente, ficar grávida antes do casamento era motivo de vergonha e escândalo para qualquer menina. Nos últimos tempos, parece que isso mudou, o número de adolescentes e jovens que engravidam cresce assustadoramente em todos os lugares. Infelizmente, as igrejas não ficam de fora. A maioria dos casais, até mesmo cristãos, está partindo para o “finalmente” sem esperar a união matrimonial. Em algumas denominações eles são excluídos do corpo da igreja e humilhados perante toda congregação. Quem já passou por isso sabe como é vergonhoso. É o caso da jovem Luciana Cardoso, que engravidou aos 16 anos do filho do pastor de uma Igreja em Niterói (RJ).

O nome é fictício, mas a história é real e, como Luciana, muitas jovens cristãs estão perto de dar à luz um filho, outras já deram e algumas, lamentavelmente, abortaram. As que abortaram afirmam que tinham medo da reação dos pais, do pastor e da igreja. “Namorei durante dois anos com um músico da igreja e um mês depois da nossa separação descobri que estava grávida. Entrei em desespero e tirei o feto. Ele não sabe até hoje. Eu me arrependo do que fiz e espero que Deus me perdoe”, declara a jovem G.K. Ela completa dizendo que, desde então, não conseguiu se relacionar com outra pessoa porque acha que nenhum rapaz vai aceitá-la, quando descobrir o que fez.

A jovem que fez o aborto se sente deprimida e inconformada. Ela conta que passa noites sem dormir e que não consegue pensar em outra coisa. “Tenho medo de não ser perdoada”, desabafa. Neste momento, muitas pessoas podem estar pensando que esta moça merece sofrer e que, se teve coragem de tirar uma vida, tem que perder a sua. Mas, talvez, outras já tenham feito um aborto e o desespero também esteja em seus corações. A vontade de ser perdoada e esquecer o que fez se tornou uma ansiedade. Então, fica uma dúvida nesta história. Existe perdão para o aborto?

De acordo com Cezar Trazzini, pastor da Igreja Metodista Wesleyana (RJ), sim, existe perdão. “Todo pecado é perdoado quando acontece o arrependimento. É claro que não basta apenas isso, a pessoa deve ser cuidada. Não é hora de julgá-la e sim de dar-lhe amor. A pessoa deve procurar um psicólogo e, se possível, um terapeuta. O aborto pode trazer muitas seqüelas e a pior delas é o enfraquecimento espiritual. Certamente, a figura do conselheiro de jovem ou do pastor deve estar presente neste tratamento. Se você está pensando em fazer um aborto, desista. Você cometerá um erro ainda maior do que o primeiro, que foi não ter esperado até o casamento”, afirma.

Em uma determinada Igreja de Niterói, quase todos os músicos engravidaram suas namoradas. Hoje, a igreja está apenas com um músico e é motivo de fofoca entre os moradores da cidade. “As pessoas esquecem que somos todos iguais. Não é porque alguém é membro de uma igreja que não vai pecar. Os pastores deveriam falar mais sobre este assunto. Muitos cristãos têm consciência de que é errado, porém o momento acaba sendo mais forte” declara a jovem T.D.S. Ela também ficou grávida na adolescência. Agora, está casada e com dois filhos.

E as meninas que estão esperando a chegada do seu bebê, como estão? “No começo, eu tive vergonha e vontade de abortar. Não conseguia admitir que estava grávida. Com tantos métodos contraceptivos... não me conformava. Eu estou no terceiro mês e os meus pais ainda não sabem”, conta a jovem G.S. Ela afirma que o que não permitiu que ela abortasse foi a voz de Deus dizendo: “ vai e não peques mais!”

Algumas meninas ficam bem, outras mal, e outras se afastam dos caminhos do Pai. A jovem Luciana Cardoso não quer nem ouvir falar em igreja. “Quem deveria me apoiar me rejeitou. Eles me julgaram ao invés de dar carinho e amor. Fui humilhada por toda congregação”, disse entristecida. É... e os pastores, o que pensam a respeito deste assunto? “Eu li um livro maravilhoso, chamado Além do perdão, que tinha a seguinte frase: ‘a igreja tem a fama de ser o único exército do mundo que deixa seus soldados feridos de guerra para trás’. A igreja tem que tratar seus soldados e ajudá-los. Não estou dizendo que devemos tapar o sol com a peneira, isso jamais. Temos que conscientizar a pessoa do seu erro, porém, excluí-la não é a solução”, alertou pastor Cezar Trazzini.

Muitos cristãos afirmam que isso vem acontecendo dentro das igrejas, porque os jovens estão se iludindo com o mundo. Mas, o próprio “mundo” está assustado com a situação. Os "não-crentes", em sua maioria, estão pasmos e confusos. “Antes, menina de igreja era respeitada. Hoje, você anda na rua e ouve os comentários – lembra aquela menina que cantava naquela igreja? Está grávida!”, conta Suzane Souza, membro da Assembléia de Deus, em Rio do Ouro (RJ).

Um bebê aqui, outro acolá... e muita gente inconformada com esta situação. “O importante agora é conscientizar os jovens de é errado ter relações sexuais antes do casamento. Todavia, se querem pecar, pequem direito. Com tantos métodos contraceptivos não é possível que aconteça tantos acidentes” disse a jovem A.L. Alguns jovens sugerem alternativas e dizem não “engolir” o descaso dos pastores. “Assim como fazem campanhas para o uso da camisinha, as igrejas deveriam fazer palestras sobre gravidez e explicar aos jovens a importância de esperar até o casamento” afirmou o jovem G.R.

Será que os pastores aceitariam a sugestão do jovem G.R.? O pastor Cezar Trazzini diz que sim e que acha muito válido. “Com certeza, as igrejas devem investir em campanhas que conscientizem os jovens. Não basta falar, tem que agir. Informá-los sobre a vontade do Pai, do por quê esperar até o casamento, ajudá-los a decidir o momento certo de namorar e até mesmo de casar”. Em todos os lugares, jovens e adolescentes falam que estão cansados de ouvir que é errado ficar, se masturbar, ter relação sexual antes do casamento..., mas eles querem mais. “Mais o que?! Basta ler a Palavra de Deus. Isso é desculpa de quem quer continuar no erro. A Bíblia é tão clara! Tudo bem, eu concordo que deve haver mais palestras, porém, usar isso como desculpa para o pecado é demais, né?”, indaga a Jovem M.S.Q.

Não podemos fechar nossos olhos e fingir que nada está acontecendo. Não é verdade? O melhor a fazer é se unir e expressar o amor ao próximo. Mostrar para os jovens e adolescentes que esperar a vontade do Senhor é, sem dúvida, o melhor caminho. Dar sugestões também é válido. Ocupar o tempo com estudo, leitura da Palavra e evangelismo são algumas delas. Além de serem boas sugestões, são ótimas soluções para quem quer resistir a tentação e esperar até o casamento. Afinal, vale tudo para buscar a comunhão com Deus e fazer Sua vontade.
Por Mariana Quintal


***********************************
O Noivado Cristão
"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu". Mt 6: 9 e 10

Muito do que foi dito sobre o namoro vale para o noivado. Além do que, vale ressaltar que o noivado é um misto: última etapa da vida de solteiro, e primeira da vida a dois. O noivado, no entanto, não confere liberdades; ainda são solteiros numa época de acertos mais profundos: o casalzinho sente que Deus o guia, e entende, presume e assume que o casamento vai acontecer. Marca, então, seus encontros pela qualidade. Noivado é coisa séria: são 2/3 do caminho entre o namoro e o casamento. Há, até, quem afirme que o ideal é namoro longo, mas noivado curto.

UM COMPROMISSO SOCIAL

O noivado é um compromisso social. Quem assume o noivado compromete-se com muitas pessoas, e não somente com o futuro cônjuge.
O noivado é um compromisso moral. Ele envolve responsabilidade, por isso não é coisa de criança, e deve ser medido pela consciência de que Deus vê todos os atos. O noivado é um compromisso material. Então, não existe isso de dizer "nós nos amamos, e com ele eu moro até debaixo do viaduto..."
O noivado é um compromisso espiritual. Se não há um ideal marcado pelas coisas da espiritualidade, vai ficar muito difícil, porque casamento não é apenas uma linha horizontal, é vertical também. E aí se observa que quando se traça a linha horizontal do relacionamento do casal e a vertical da relação com Deus, forma-se uma cruz. O casamento do cristão precisa também ser colocado na cruz de Jesus Cristo.

PARÂMETROS

Vamos dar parâmetros. Um autor chamado Wilson Grant apresentou os testes para o amor. Você que é noivo ou noiva, será que vale a pena ir adiante?

l. Teste da resistência. Se o seu amor só traz ansiedade, depressão, e tensão, repense o futuro com ele ou com ela. Se vocês quando se encontram, há muita tensão e a despedida é de depressão, e há muita tristeza, pare! Porque a paixão sufoca, mas o amor vitaliza.

2. Teste da orientação. Paixão (que é um amor infantil) é irracional; paixão é preocupação em demasia. Mas o verdadeiro amor não exclui as outras pessoas do círculo, são vocês e os outros.

3. Existe o Teste do hábito. O amor verdadeiro ajuda a aceitar as diferenças e qualidades indesejáveis. Alguém disse de um modo muito interessante e jocoso: "Quem está apaixonado nem celulite vê". Mas não é assim, não: quem ama vê, e aceita; quem ama sabe que há um defeito nele ou nela, e mesmo assim o aceita porque reconhece que o casamento vai melhorar. Não é ser "missionário" para tentar mudar hábitos e coisas terríveis, não. Uma bobagenzinha para a qual podemos fechar os olhos, não há muito problema, não. O caso, porém, é que a paixão não vê defeitos.

4. Teste do ciúme. A paixào é possessiva, mas o verdadeiro amor confia e é seguro dos seus sentimentos.

5. Teste do resultado. O amor verdadeiro faz surgir o mais elevado e o mais nobre no indivíduo. A paixão é especialmente negativa.

6. Teste do tempo. O tempo fortalece o amor, mas sepulta a paixão, e, pior ainda, ãs vezes sepulta o apaixonado.

É VONTADE DE DEUS...

É vontade de Deus que se acredite no amor. Talvez até aprender a acreditar que o amor é uma liberdade, é uma alegria, é uma adesão, é uma esperança, é uma exigência, é um sacrifício. Amar é se fazer ausência de si mesmo, e presença do outro; amar é uma paz.
É vontade de Deus que o futuro casamento seja vivido como opção de fé. Não se brinca com o que é sério. E os sentimentos da moça? E os do rapaz? E os das famílias e dos amigos? Não! Dizem que em Belo Horizonte um rapaz apostou com os amigos que iria se casar com uma determinada jovem. Ele namorou, noivou, casou, e anulou o casamento dizendo que fora uma aposta com os amigos. Não! É como colocou Jean Mouroux: Ä noção de pessoa está no centro de todos os problemas humanos". Por isso, é olhar o outro (a noiva, o noivo) como pessoa, e mais, como pessoa a quem respeitar, e ainda mais: como pessoa em quem Jesus Cristo habita! Quando Cristo é o Senhor, os planos para o futuro consórcio se encaixam. Mas sem Jesus Cristo vai ficar muito difícil o seu noivado ter pureza moral e saúde espiritual.
Walter Santos Baptista, Pastor da Igreja Batista Sião em Salvador, BA

***********************************
O Casamento Cristão
"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."Mateus 5:27-32

Visando a prevenir furtos, uma de nossas grandes lojas de departamentos avisa: "Você está sendo vigiado por circuito fechado de TV." Ao voltar-nos para a Palavra de Deus, percebemos estar sob a vigilância da santidade divina. Deus não controla simplesmente nossas ações mas penetra fundo para revelar o que vai por dentro. Ele não apenas conhece cada ação, mas também nossos pensamentos e os intentos de nosso coração. Talvez em nenhum outro lugar essa verdade esteja mais claramente apresentada do que em Mateus 5:27-32, onde o Senhor expôs as exigências de Deus no domínio da pureza moral. Numa época em que é comum o sexo pré-matrimonial e extramatrimonial, precisamos lembrar-nos de que um Deus santo proíbe a imoralidade. Deus está vitalmente interessado na preservação do casamento e do lar. Sendo verdadeiro que toda bênção que Deus tenha dado para benefício da humanidade pode ser pervertida, a Bíblia tem muito que dizer sobre o domínio da moral e de seu efeito no indivíduo, na sociedade e no lar, bem como em qualquer outra esfera da vida humana.

O casamento não é uma instituição social destinada simplesmente ao homem e, portanto, por ele imaginada. É divina. Teve seu começo não na sociedade mas na ordenança de Deus. No início do livro de Gênesis, Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea" (2:18). O casamento teve seu começo na mente de Deus que o instituiu. Deus fez Adão cair num profundo sono; enquanto dormia, ele tomou uma das costelas do homem e fechou o lugar com carne. Estava formada uma esposa para o homem. "Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24). Pelo casamento Deus une marido e mulher numa união inseparável, indissolúvel. Os dois se tornam uma só carne. Com o mandamento concernente ao matrimônio, Deus protege-o de violação e também contra a sua dissolução.

O casamento foi instituído, antes de tudo, por motivos de ordem pessoal. Ao criar o homem e a mulher, Deus dotou-os de apetites físicos. Esses apetites de origem divina foram uma bênção conferida à humanidade. Foram dados não só para a procriação mas também para gozo físico e emocional. Eram uma bênção que o Criador destinava especificamente para benefício da criatura. Isto está bem claro em Hebreus 13:4, onde o autor da carta escreveu que o casamento é digno de honra entre todos e a relação matrimonial seja sem mácula. Paulo, escrevendo aos coríntios, amplia o assunto, e reconhece a necessidade física do marido assim como da esposa. Deus proveu para esta necessidade: "Por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa e cada uma o seu próprio marido" (1 Coríntios 7:2). A solução divina para o problema do desejo físico não é abstinência ou controle, mas casamento. Por isso Paulo instruiu cada homem a ter sua própria esposa e cada mulher o seu próprio marido. Neste vínculo, cada um tem responsabilidade para com o outro no domínio físico que o apóstolo traçou tão claramente em 1 Coríntios 7:3-5. Ele reconheceu a necessidade e mostrou a solução divina.

O casamento também foi instituído para benefícios sociais. A sociedade fundamenta-se não no indivíduo mas na família. Para que não haja esfacelamento total da sociedade, Deus protege o matrimônio como instituição divina, de sorte que a sociedade não dê margem à corrupção que, inevitavelmente, deve surgir e à dissolução que resulta quando se destrói a menor unidade da sociedade.
Alicerces Para Um casamento Feliz

As três pedras fundamentais desse alicerce


Não faz muito tempo, o teto do ginásio de esportes da cidade americana de Hartford desabou. É que seus construtores, ao edificá-lo, tinham-se preocupado só com o lado estético, fazendo uma bela estrutura. Mas ela não suportou o peso da neve e do gelo acumulados no telhado.
Existem muitos casamentos que vivem o mesmo problema. Começam com uma belíssima cerimônia religiosa, e tudo parece muito promissor.

O Casal se sente bastante feliz, na expectativa de uma vida a dois cheia de alegrias. Mas pouco depois passam a sentir o "peso" do relacionamento, e rachaduras surgem aqui e ali. É aí então que muitos desabam. Quando Deus instituiu o casamento desejava que ele fosse um bom relacionamento. A vontade dele é que o casamento vá melhorando mais e mais e seja muito bom. Mas para que isso aconteça, é preciso que ele seja edificado sobre um alicerce sólido. E Deus revela na Bíblia que esse alicerce é constituído de três pedras fundamentais.
A primeira pedra que deve estar presente no casamento é o fato de que
a idéia de casamento vem de Deus

A Bíblia ensina isso com clareza
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar; 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne" Gênesis 2:21-24.
"4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, 5 e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? 6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem". Mateus 19:4-6
"Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne". Efésios 5:31

Infelizmente, ao realizar-se uma cerimônia de casamento, toda atenção é dirigida para aspectos supérfluos, e o resultado é que acabamos perdendo de vista a verdadeira razão do matrimônio. A verdade é que o casamento não é instituição humana; foi instituído por Deus, para atender a seus propósitos. O casamento deve ser centralizado em Deus.

Atentemos para a advertência que Deus faz:
"Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações". 1 Pedro 3:7
Uma das razões por que não recebemos respostas de oração é que nem sempre tudo está correto no relacionamento com nosso cônjuge. Deus não quer que comparemos nosso relacionamento com o de outros casais, para vermos se está certo; o próprio Senhor Jesus é o padrão de aferição, conforme Sua Palavra:
"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". Efésios 5:25-27. O relacionamento deve ser semelhante ao que existe na Trindade.

Deus não avalia um casamento baseando-se nos ganhos materiais do casal, nem em seu status social, mas sim no crescimento espiritual. O marido e a mulher são responsáveis perante Deus pela maneira que conduzem sua relação a dois. Ele dirige a cada um de nós a seguinte pergunta: "Você sente que está mais semelhante a Jesus hoje por ser casado do que estaria se não o fosse?"
A segunda pedra fundamental que deve estar no alicerce do casamento é consciência da Vontade de Deus.

Se perguntássemos a todas as pessoas casadas: "Por que você se casou?" Essa pergunta teria apenas duas respostas. A mais sincera seria: "Eu me casei porque quis". Vi nessa moça (ou rapaz) alguma coisa que me agradou. Tinha alguns desejos - emocionais, físicos e sociais - muito intensos, e ela (ou ele) parecia a pessoa mais adequada para satisfazê-los. Por isso me casei."

Paulo afirma que essa é a razão por que os gentios se casam. O motivo da união tem origem neles mesmos. O casamento que é baseado em nossa própria vontade é como uma nota falsa. Parece com a verdadeira mas um bom conhecedor vê logo que se trata de uma falsificação. É por isso que muitos deles acabam falindo. O amor humano se exaure rapidamente. Depois nem o desejo sexual, nem o status social são suficientes para sustentar a relação, e afinal o casal tem que reconhecer que o casamento não vai bem. Alguns terminam em separação; outros vão se agüentando até quando podem. Mas tais casamentos não passam de arremedos do verdadeiro. É que houve ali uma tentativa de se criar, pela vontade do casal, algo que só Deus pode criar.

Porém a melhor resposta seria: "Casei-me porque senti que era essa a vontade de Deus". Isso é um casamento cristão. Um casamento não é cristão apenas pelo fato de ter sido oficializado numa igreja; mas o é porque se originou no coração de Deus. O casal se une para obedecer a vontade de Deus. O casamento cristão começa no momento em que duas pessoas reconhecem que Deus escolheu uma para a outra. Deus une um casal em matrimônio não para satisfazer o desejo do coração deles, mas para realizar o desejo do seu próprio. Só o amor de Deus é capaz de sustentar um bom casamento. E ele nasce quando reconhecemos que nosso casamento é da vontade de Deus, que foi Deus que nos escolheu um para o outro, e nos casamos em obediência à vontade Dele.
A terceira pedra fundamental de um casamento cristão é o reconhecimento de que fizemos um pacto de vivermos juntos.

Quem está pensando em se casar, deve pensar nisso seriamente. Pois ao recitar os votos matrimoniais ( que todos conhecem ), o casal afirma o seguinte: "Prometo, na sua presença e diante de Deus, que, aconteça o que acontecer, sempre o (a) amarei. Você é lindo (a) hoje, com seu rosto belo, com seu corpo perfeito e no vigor da sua juventude. Mas eu te amarei mesmo quando estiver com 83 anos, com rosto enrugado; mesmo que você fique doente, mesmo que fique aleijado (a) e prostrado (a) num leito. Eu o (a) amo sempre e continuarei a amá-lo (a). A única coisa que poderá nos separar é a morte. Será que amamos nosso cônjuge assim? "Amo-o (a) aconteça o que acontecer". Uma atitude assim confere um forte senso de segurança e de liberdade ao relacionamento conjugal. É imperioso que o casal faça esse juramento na presença de Deus. Essa é a terceira pedra fundamental do alicerce de um casamento cristão.

Está claro agora por que só um casamento cristão pode ser o tipo de casamento que Deus deseja? É que somente o Espírito Santo pode produzir essa espécie de amor em nossos corações.

Se você já é casado, e o seu casamento não está assim, então ore agora: "Pai, confesso que nosso casamento não é como queres que ele seja. Não tenho esse tipo de amor". Arrependa-se dos pecados que Deus te revelar, e peça ao Espírito Santo para inundar o seu coração de amor. Ele com certeza irá revolucionar o seu relacionamento conjugal, fazendo dele um bom casamento, como o Senhor deseja que seja - algo de muito belo na presença d'Ele.


***********************************

O Divórcio
O que Deus diz sobre o divórcio

As estatísticas de divórcio são assustadoras. Elas refletem falta de respeito, na sociedade moderna, pela vontade de Deus. A prevalência do divórcio entre as pessoas chamadas por Deus é ainda mais alarmante. Lembramo-nos tristemente que muitos que dizem servir a Deus não odeiam o que ele ardentemente detesta (Malaquias 2:16; Apocalipse 2:6).
Apesar dos esforços humanos para esquivar da vontade de Deus, podemos entender e seguir seu ensinamento sobre casamento, divórcio e novo casamento. Considere estes fatos fundamentais
Deus fez o casamento para durar uma vida inteira

A vontade básica de Deus a respeito do casamento permanece inalterada desde o Éden. Jesus baseou seu ensinamento no princípio revelado em Gênesis 2:24 (Marcos 10:6-9). Paulo usou o mesmo princípio, claramente entendido em Romanos 7:2-3. Uma vez que o casamento dura somente até a morte (Mateus 22:30), as pessoas que enviúvam ficam livres para se casarem novamente (veja 1 Coríntios 7:39; 1 Timóteo 5:14).
O divórcio sempre envolve pecado

Em termos gerais, Deus proíbe o divórcio (1 Coríntios 7:10-11). Mesmo nos casos em que ele permite o divórcio e novo casamento (a ser examinado em breve), uma das pessoas pecou contra Deus e o companheiro.
Onde o adultério não está envolvido, a decisão de divorciar é um ato de rebelião contra o Senhor.
Aos olhos de Deus, não há tal coisa como divórcio "sem culpa."

Alguns torcem o comentário de Paulo em 1 Coríntios 7:11: (" Se, porém, ela vier a separar-se, que não se case, ou que se reconcilie com seu marido") para dizer que ele está sancionando o divórcio. Eles sugerem que, se o divorciado não se casar, a separação é permitida. Podemos ver claramente a falácia de tal argumento comparando a estrutura desta passagem com 1 João 2:1-2. Considere o paralelo óbvio:

1 Coríntios 7:10-11: "...não se separe...se, porém, ela vier a separar-se, que não se case... ou que se reconcilie com seu marido".

1 João 2:1-2: ".. não pequeis. Se ... alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai".

Pecado é errado em 1 João 2:1-2 e a separação é errada em 1 Coríntios 7:10-11.
Jesus condena divórcio e novo casamento

Lucas 16:18 apresenta a regra geral: "Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério." Jesus condenou o que tem se tornado comum em nossa sociedade: a prática de deixar um cônjuge para se unir a outro.

O adultério mencionado aqui é um pecado contínuo que envolve relações sexuais entre pessoas que não têm permissão dada por Deus para coabitar. O pecado não está meramente no ato de fazer um voto de casamento, mas na conseqüente posse de um cônjuge ilícito. Não era errado somente para Herodes tomar Herodias como sua esposa; era ilícito para ele tê-la (Marcos 6:18). Para retificar esta situação perante Deus, a separação teria sido necessária.
Quando o pecado é adultério, os frutos do arrependimento requerem o fim da prática (Mateus 3:8; 1 Coríntios 6:9-11).

Tão certamente como ladrões, bêbedos e homossexuais têm que cessar suas práticas ímpias, os adúlteros têm que deixar suas relações ilícitas.
As mesmas regras se aplicam geralmente

Muitas pessoas tentam alterar o significado do ensinamento bíblico limitando sua aplicação em modos em que Deus não o restringiu. Consideremos dois exemplos de tais restrições artificiais:

Excluindo mulheres. Ocasionalmente, alguém tentará excluir mulheres do ensinamento de Cristo, devido ao uso de pronomes masculinos (Lucas 16:18; Mateus 5:32; 19:9). Além do fato que expressões masculinas freqüentemente incluem mulheres, Jesus esclareceu especificamente este ponto em Marcos 10:11-12,
onde ele afirma o mesmo princípio visto das perspectivas masculinas e femininas.

Excluindo não cristãos. Outros excluem não cristãos do ensinamento de Cristo, sugerindo freqüentemente que 1 Coríntos 7:10-16 significa que Jesus não se dirigiu aos não cristãos. Além de ser uma interpretação insustentável, esta posição coloca os não cristãos numa situação difícil. Se Jesus não lhes falou, eles continuam sob a mesma lei básica dada a todos os homens em Gênesis 2, onde não há menção a qualquer motivo para divórcio e novo casamento. É claro que 1 Coríntios 7:12-16 aborda um assunto não especificamente mencionado no ensino pessoal de Jesus (como um cristão abandonado por um cônjuge não cristão deverá agir). A passagem não diz que os não cristãos não estão cobertos pela vontade de Deus, nem oferece qualquer permissão para novo casamento depois de uma separação.

Outros argumentam que a aliança de Cristo não abrange os descrentes. Diversos fatos bíblicos mostram as falhas deste tipo de argumento. Primeiro, há numerosas passagens que mostram que Deus tem sempre responsabilizado todos os homens por seus princípios básicos de moralidade, incluindo a conduta sexual. No Velho Testamento, Deus freqüentemente julgou os gentios por sua conduta ímpia, incluindo seus pecados sexuais (considere Levítico 18:24-30 em seu contexto, e compare com Romanos 1:18-32). Segundo, o ensinamento de Jesus foi dirigido aos pecadores, e não somente àqueles em comunhão com ele (Marcos 2:17). Pedro e Paulo entenderam que a mensagem do evangelho se aplica universalmente (Atos 10:34-35; 17:30). Terceiro, a afirmação de Paulo que alguns dos coríntios eram adúlteros antes de se converterem (1 Coríntios 6:9-11) mostra que eles eram sujeitos às leis de casamento de Deus mesmo quando ainda não estavam em comunhão com ele. Quarto, Paulo argumenta que o pecado e a morte vêem com a lei (Romanos 7:7-11) e diz mais que os gentios estavam mortos em transgressões e pecados (Efésios 2:1). Eles não estavam sujeitos à lei dada no Sinai, mas eram governados pela lei divina que incluía proibições de adultério. Hoje, todos os homens estão sujeitos ao domínio de Cristo, quer reconheçam este fato ou não (Efésios 1:20-21).
Jesus oferece uma exceção

Dois textos em Mateus complementam as afirmações registradas em outros lugares. Mateus 5:32 diz: "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério." A regra básica é a mesma encontrada em Lucas 16:18 e Marcos 10:11-12. O divórcio geralmente resulta em outros pecados. Novo casamento é condenado. Se, contudo, o divórcio for por causa de imoralidade sexual, aquele que repudia a ofensora não faz com que ela se torne adúltera. Mateus 19:9 inclui um elemento adicional: "Eu, porém, vos digo: Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra, comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]." Novamente, divórcio leva a pecado adicional e o novo casamento é condenado. Como em todos os outros textos relevantes, à pessoa que é repudiada (independente do motivo) não é dada permissão para casar novamente. Mas se um homem se divorcia de sua esposa por causa de infidelidade sexual dela, ele não comete adultério se tornar a casar-se. Gramaticalmente, a exceção nega a conseqüência normal. A mesma palavra grega é usada em João 19:11, onde Jesus disse a Pilatos: "Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada". Uma vez que lhe tinha sido dada de cima, Pilatos teve autoridade para sentenciar Jesus à morte. Semelhantemente, a conseqüência em Mateus 19:9 é alterada em casos de traição: quem quer que se divorcie de sua esposa por causa da imoralidade sexual dela e se casa com outra não comete adultério.
Uma palavra de precaução: em nossas discussões de direito a divórcio e novo casamento, precisamos ser cuidadosos para não esquecermos o ensinamento do mesmo Senhor sobre os assuntos do amor e do perdão. Mesmo quando ele permite o divórcio, essa nem sempre é a melhor opção.
Jesus definiu a ordem dos eventos

Quando ensinamos sobre salvação, ressaltamos corretamente a seqüência dos eventos e os motivos de certos atos. Por exemplo, entendemos que a crença e o arrependimento precedem o batismo, e que o batismo é para o propósito de receber a remissão dos pecados (Marcos 16:16; Atos 2:38). Uma pessoa que não segue esta seqüência, ou que é batizada por algum outro propósito, não faz o que Deus exige. Semelhantemente, Jesus falou da imoralidade sexual como razão para divórcio. Um homem que abandona sua esposa por outros motivos, e espera até que ela subseqüentemente tenha relações com outro homem para justificar sua ação, não está respeitando a seqüência e a razão definidas pelo Senhor. Se não podemos aceitar que o arrependimento e o batismo venham depois da salvação, não podemos aceitar adultério depois do divórcio para justificar novo casamento.
A justiça humana não é o padrão. O casamento foi destinado por Deus e tem sido sempre governado por ele. Nossas opiniões pessoais são irrelevantes para discussões sobre o que é certo e o que é errado. Eu posso não gostar do fato que uma pessoa inocente possa ser repudiada sem nenhuma razão e não possa casar novamente, mas isso somente sugere meu entendimento inadequado da vontade de Deus (Isaías 55:8-9). Ele sempre tem razão e sempre busca nossos melhores interesses. Governos podem fazer leis justificando divórcios pecaminosos e permitindo casamentos pecaminosos, mas isso só prova que os governos humanos são capazes de desrespeitar a vontade de Deus. Aqueles que se defendem na base de lei humana precisam inevitavelmente aceitar uniões homossexuais e outras abominações, porque legisladores de "mente aberta" chamam o mal de bem, e o bem de mal (Isaías 5:20). Não esqueçamos que nós que somos santificados pela verdade estaremos sempre em descompasso com os padrões da sociedade descrente que nos rodeia (João 17:14-19; Romanos 12:1-2).
Conclusão

Podemos considerar as leis de Deus sobre o casamento rígidas e inflexíveis. Para muitas pessoas, elas apresentam um teste de submissão mais difícil do que a ordem de Jesus a um jovem rico para vender tudo o que ele tinha e dar aos pobres. Seja qual for o sofrimento que sua vontade possa exigir, podemos suportá-lo por nossa confiança na eterna bem-aventurança. (Hebreus 12:1-2). Jamais tiremos nossos olhos da meta.

Minha Fonte:
Estudos da Bíblia


***********************************

Está Vivendo em Adultério?

Esta mensagem é para você, que neste momento, está cometendo o adultério.
Saiba, que o salário do pecado é a morte.
A morte espiritual.
Talvez você esteja adulterando e não esteja feliz com essa situação, simplesmente não está conseguindo parar de fazer isso.
Bem meu amigo e minha amiga, se este é o seu caso, gostaria de que você entendesse uma coisa, existe um encosto trabalhando em sua vida.
Talvez você apenas queira ser feliz na sua vida sentimental, e não consegue.
É exatamente por causa disto.
Sabe meus amados, você precisa ter consciência de uma coisa, de que Jesus está voltando e todo aquele que se achar na iniquidade, vai ser deixado pra trás.
Mesmo que Ele ainda não tenha voltado, você não sabe como será o teu dia, nem o que te sucederá, mas pode ter certeza de uma coisa, que se chegar a tua hora, e você morrer, só existem dois lugares para onde a tua alma pode ir, um é o céu, e o outro é o inferno.
Bem, no céu, você estará com toda a certeza nos braços do Senhor Jesus, vai descançar no Senhor.
E no inferno, você sabe, vai encontrar muita dor, pranto e ranger de dentes, mas não é só isso.
Você já parou pra pensar que lá não haverá nem uma gota de amor? É... lá não haverá amor, pois quem manda no inferno é o diabo, e essa criatura é totalmente desprovida de amor.
Ao contrário, você viverá com a dor eterna na sua alma, na chama do inferno.
Falando assim, não dá muito pra se impressionar, mas imagine você no meio de uma prisão onde há os mais terríveis assassinos e psicopatas que você já ouviu falar, pessoas que foram usadas para cometer crimes horrendos e coisas assim, pois é meu amigo e minha amiga, no inferno vai ser bem pior do que isso.
Ainda é tempo de você se arrepender, e buscar a Deus.
Ele ama você e quer que você tenha vida abundante, agora, e na eternidade.
Nós sabemos que o AMOR DE DEUS foi tão grande por nós, que seu desejo era tanto de nos salvar, que enviou seu Único Filho para nos Salvar e você fica ai meu amigo e minha amiga, muitas vezes rindo, muitas vezes criticando a esse Deus maravilhoso que tanto te amou.
Saiba que logo, muito em breve a Palavra de Deus se cumprirá, e que você decide hoje, onde vai querer passar a eternidade.
Sabe, não estou escrevendo para te acusar, nem tão pouco para te ofender, ou para te assustar.
Estou escrevendo, porque a porta da entrada do céu realmente é muito estreita, e muitos não conseguirão passar por ela, mas se você abrir o seu coração, entregar a sua vida para Jesus, se você se arrepender agora, dos seus maus caminhos, com certeza, nesse momento você estará nas mãos de Deus.
Seja inteligente, faça a escolha certa.
Do que vai te adiantar, você trabalhar toda a vida que você tem, se perder no meio da prostituição, dos vicíos, das drogas, e na eternidade morrer?
Eu falo da sua vida eterna, do momento que você deixar esse corpo, da hora em que você estará frente na frente de Deus, ou talvez do diabo.
Meu amigo e minha amiga, é essa a hora de você parar para pensar no que esta fazendo, em como está a sua vida, e como quer continuar a vive-la.
Desejo que você medite, no que te falei hoje, e se você estiver necessitando de ajuda em oração, escreva pra mim.
Meu e-mail é
obreiraregina@terra.com.br
Vou orar para que Deus haja na tua vida, e com toda a certeza, a resposta chegará, transformando o teu coração.
Para que você tenha uma vida feliz, cheia de alegrias, prosperidade e amor, é preciso que você entregue ela ao Senhor Jesus.
Só Ele pode te ajudar.

Só um biscoitinho?

Lembro-me quando era criança, que a minha mãe sempre me falava quando eu era flagrado tentando pegar um biscoito antes do almoço para não comê-los, porque mataria a minha fome antes da refeição. E sempre pensei, será? Só um biscoitinho? Claro que, algumas vezes, coloquei o biscoito de volta, e nas outras, escondi três... ou quatro dentro do meu bolso. E sabe de uma coisa, minha mãe tinha razão. Todas as vezes cheguei lá sem apetite porque já tinha provado a comida antes da hora certa.

É a mesma coisa com os relacionamentos. Posso te dizer que, se você pegar alguns "biscoitos" antes da hora, vai estragar o seu relacionamento.
Conheço muitos casais que estavam pegando biscoitos antes de casar e tiveram problemas depois, por razão de terem provado antes. Sei bem de um casal que se conheceu na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) . Eles eram muito compromissados com Deus e queriam serví-Lo. Só que quando eles noivaram, começaram a lanchar um pouco. No início era tudo legal. Até falaram em não se beijar até casar. Mas, num ponto do caminho, começaram a se beijar... e o beijo levou para carinhos... e as mãos chegando nos lugares que não deviam estar... Só pela graça de Deus, eles não caíram na cama.

É uma história muito bem conhecida na juventude, não é? Só que essa historia é minha. Conheci minha esposa na JOCUM e me apaixonei na hora por ela. Passei um ano e meio como o melhor amigo dela, até tinha coragem de pedi-la pra casar comigo. Depois, num "momento cego" dela, aceitou. Nós começamos bem e realmente tínhamos falado em não se beijar até o pastor nos dar permissão no nosso casamento: "Agora, você pode beijar a sua noiva".

Do que aconteceu é, infelizmente, sem desculpas.
Sabíamos do que o Senhor queria de nós, mas ainda assim, pisamos na bola. Começamos com aqueles beijinhos nervosos que se transformaram em mais apaixonados e daí o resto rolou. MAS, não caímos na cama.

Interessante como achamos que "pelo menos não caíram na cama" é uma coisa admirável. O cara comeu todo o biscoito do pacote... só faltou comer a embalagem! E isso é admirável? Será que terá efeito no casamento? Porque, eles, de qualquer jeito, se casariam.

O nosso problema, realmente, estava comigo. Eu queria comer um biscoitinho no início e depois, mais um e... O outro problema é que a minha esposa deu liberdade para mim aonde ela não deveria. Ela deixou por medo de me desapontar ou me deixar chateado etc. Ela sentiu a coisa na pele. Ela nunca queria ultrapassar essas linhas. E eu, sendo muito estúpido, achei que era nada porque não transamos. Pensei que nós tínhamos nos poupado e, para mim, era uma vitória. Que vitória...

Devia tem escutado a minha mãe.
Aqueles "biscoitinhos" bagunçaram com o meu almoço mais tarde. O que aconteceu é que depois de um ano e meio de casados, minha esposa esfriou muito comigo. E isso é um problema muito grande num casamento. Ela não queria para eu tocar nela, nem abraçar. Esse foi um momento assustador pra mim. O que houve? Como é que a minha esposa estava sentindo uma repulsa por mim?
Somente depois de muita conversa, achamos que ela se sentiu violada por mim por causa das coisas que rolaram entre nós... os biscoitos. E eu, sendo o líder, não deveria deixar essas coisas terem acontecido. Ela falou que quando aconteceu, toda esperança que ela tinha em mim de ser um bom líder e um cara que iria respeitar e protegê-la, caiu por terra. Ela se sentiu violada por mim, e na verdade foi. Eu sabia que estava errado. Nós pedimos perdão um ao outro pela milésima vez e de Deus, mas isso não foi o fim da história, levou mais dois anos pra ela se recuperar e perder aquela revolta por mim que estava dentro dela. Nós perdemos três anos e meio do nosso casamento por quatro meses de comer biscoitos. Não valeu.

Como eu gostaria de voltar e refazer tudo de novo. As pessoas que se acham bem porque pararam antes de transar estão enganadas. Não há casal crente ou incrédulo que não sente os resultados de ter comido o biscoito antes de casar. Aqueles carinhos são caros. Muitos casais não sabem porque falta confiança nos seus casamentos. É porque romperam as linhas antes de casar. Uma mulher que não podia confiar no seu homem de ficar fora das suas calcinhas antes de casar não vai, de repente, começar a confiar tudo nas suas mãos só porque se casaram. Ao contrário, eles começam com uma falta de confiança e nem sabem porque.

O fato triste é que a maioria dos casais não agüenta isso e acabam se divorciando sem saber o que deu errado no seu casamento. A verdade é que nada deu errado nos seus casamentos, o problema aconteceu antes. Só que a hora de pagar chegou depois, e com um preço grande. O problema não foi o almoço, foi o fato que já estavam roubando biscoitos antes de almoçar. É melhor entrar no seu casamento faminto e detonar, aproveitar tudo que Deus tem para você lá do que aproveitar tudo antes e entrar no seu casamento com nada de novidade e um preço ainda a pagar. Aqui são alguns versículos para meditar.

1 Co 7:8-9; "Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se."

( Está se queimando?).

1 Tm 5:1-2; "Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos; As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.

Eu não conheço muitos rapazes que tratam as suas irmãos como tratam as suas namoradas.E eu não conheço nenhum que troca língua com a sua própria irmã).

Mt 5:29-30 fala:

"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."

(É uma coisa de pensar. Se fosse para ser feito mesmo, quantos de nós estaríamos sem olhos e mãos?).

Meu amigo, Deus está levantando uma geração pura e santa. Uma geração que vai esperar até casar para provar dos biscoitos. Eu devia dar ouvidos à minha mãe e você também deve.


A mulher cristã: um referencial

Provérbios 31: 30-31.

Estamos vivendo num contexto totalmente diferente de todas as épocas; - o nosso contexto hoje é de uma mulher profissional, competitiva no mercado de trabalho, etc. Porém, mesmo em meio à era da pós-modernidade (3º milênio), não podemos perder de vista o alvo estabelecido por Deus na Sua Palavra para as mulheres.

PROPOSIÇÃO – O texto que lemos nos afirma que tudo é vão, isto é, sem valor, o que se faz, se não tiver nas atitudes o motivo de temer ao Senhor Deus.

ORAÇÃO INTERROGATIVA – Quais seriam então as prerrogativas de uma mulher cristã para o 3º milênio?

ORAÇÃO TRANSITÓRIA – Abordaremos três pontos de como a mulher cristã deve ser como esposa, mãe e membro da Igreja do Senhor.
DESENVOLVIMENTO

1) A MULHER CRISTÃ COMO ESPOSA – AGAR - Gn.16:3; 12:16; 30: 3-9; 16:10
a) Deve ser uma mulher que Deus fala com ela – Gn. 16: 8
b) Vive debaixo da promessa de Deus – Gn. 16: 10
c) Que tem visão de Deus, vê-lo e fala com Ele – Gn.16: 13
d) Que obedece a Deus – Gn. 16: 13-14.

2) A MULHER CRISTÃ COMO MÃE – ANA – 1º Sm. 1: 10-2: 10
a) Deve ter o hábito de orar – 1º Sm. 1: 10-11
b) Deve se autonegar – 1º Sm. 1: 27-28
c) Deve ser agradecida – 1º Sm. 2: 1-10

3) A MULHER CRISTÃ COMO MEMBRO DA IGREJA – A SAMARITANA – Jo.4: 1-30
a) Deve ser evangelista – Jo. 4: 29
b) Deve proclamar que Jesus vive – Mt. 28: 8
c) Deve pregar aos de sua casa(judeus) – Lc. 2: 37,38

APLICAÇÃO – Quero desafiá-las nesta noite a ser mulheres segundo o coração de Deus. Que tenham experiências profundas com Ele. Não perca de vista a visão bíblica para a sua conduta como mulher cristã no 3º milênio, como esposa, mãe e membro da Igreja.

CONCLUSÃO – Vivam debaixo da promessa de Deus, buscando sempre o cumprimento dessa promessa.
Busquem ter uma visão de Deus, fale com Ele e obedeça-o.

Tenham o hábito de orar sempre, de se humilhar na presença de Deus e agradecer-lhe por tudo. Não deixem de anunciar aos outros que Cristo é o Senhor e Salvador de suas vidas, começando pela sua família.
Que Deus vos abençoe em nome de Jesus Cristo. AMÉM!!!

A Ajudadora e Seu Ministério Espiritual Dentro do Lar
Por Wanda de Assumpção

Selma e Maurício são um casal presbiteriano típico, de terceira geração. Ambos foram criados em lares crentes, onde desde a mais tenra infância aprenderam as sagradas letras. Conheceram-se num encontro de jovens das diversas igrejas evangélicas da cidade, namoraram e se casaram depois que Maurício terminou os estudos e começou a trabalhar. Como dois filhos chegassem logo em seguida, Selma dedicou-se à família por alguns anos antes de concluir seus próprios estudos e pensar em exercer outra atividade. Agora que os filhos já não dependem tanto dela, abriu um pequeno negócio e está amando a oportunidade de fazer o que tanto gosta e ainda ajudar nas finanças da família.
Uma situação comum

A vida corre mansa e tranquila, mas alguma coisa inquieta o coração de Selma. Embora a família toda participe dos trabalhos da igreja em várias posições de liderança, ela tem alguns questionamentos com relação à maneira como vivem o evangelho dentro de casa. Parece que sempre é ela que está procurando fazer acontecer as coisas que considera parte normal da vida religiosa no lar. Ela se lembra de como seu pai fazia o culto doméstico regularmente no lar em que crescera, antes de as crianças irem para a cama e acha que Maurício estava sendo um tanto relapso por não assumir a mesma responsabilidade. Além disso, nas vezes em que tentou ela mesma reunir a família para isso, não sentiu que tinha mais do que a aquiescência formal do marido e sentiu-se lutando contra a apatia de todos.
Diante dessa situação, Selma se pergunta o que deve fazer. Não é papel do marido, o cabeça do lar, assumir a responsabilidade pela vida espiritual da esposa e dos filhos? Será que ela pode fazer alguma coisa sem usurpar o lugar e a responsabilidade dele? Deve ficar de lado, olhando enquanto os filhos crescem sem ouvir falar muito em Deus dentro de sua própria casa? O que ela pode fazer se o marido não mudar?
A nossa responsabilidade individual

O dilema de Selma é um dilema vivido por muitas mulheres dentro de seus lares. Talvez seja até mais difícil para ela do que para algumas esposas cujos maridos não são crentes. Essas já não esperam mesmo nada da parte deles no aspecto espiritual a não ser que tenham uma mudança de coração. Mas as esposas de maridos crentes que não correspondem ao que elas acham que deveria ser a liderança espiritual da parte deles vêem-se de mãos atadas por não quererem passar adiante deles e ao mesmo tempo desejarem ver neles um exemplo de espiritualidade pujante e ativa, especialmente e a começar dentro de casa. Acontece que as mulheres são pessoas com algumas características especiais que Deus usa muitas vezes para conduzir toda a família mais perto de Si. Isso não é passar adiante do marido, mas, sim, ajudá-lo, com os dons diferentes que Deus nos deu, até na área espiritual Quer ver um bom exemplo disso? É a história de Ana, mãe de Samuel. Ana sentia uma grande carência dentro de si. Aparentemente era por não poder ter filhos, pois, na sua época, a infertilidade era considerado uma maldição, mas essa era apenas a circunstância penosa de sua vida. Ela tinha o amor do marido, mas sofria as picuínhas de sua rival dentro do lar. Para nós, hoje, é quase impossível imaginar o que seria ser "uma das esposas", mas na época de Ana isso era comum e aceitável. Pelo visto, não era esse o seu grande dilema, mas, sim, o fato de que "o Senhor lhe havia cerrado a madre". Ela tinha uma reclamação a fazer com o Dono da vida. Mais do que de filhos, Ana precisava aprender a depender totalmente de Deus, mesmo que nada viesse a mudar. É interessante notar que Elcana, embora amasse extremadamente a esposa e fizesse tudo para demonstrar isso, causando os ciúmes de Penina, não entendia as necessidades de Ana, chegando mesmo a repreendê-la por continuar triste: "Ana, por que choras? e por que não comes? e por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?" (1 Samuel 1:8). Mas Ana continuava sofrendo. Seu problema era com o Senhor e o que Ele desejava para sua vida; portanto, foi diante Dele que buscou a solução. Ela Lhe expôs toda a sua dor de maneira insistente e veemente e saiu do templo com o coração em paz, pois havia entregue seu problema Àquele que o podia solucionar. Mais do que de um filho, Ana precisava aprender a depender inteiramente de Deus. Depois que ela aprendeu isso, o Senhor lhe abriu a madre e ela teve um filho que iria ser o homem mais importante da nação por muito tempo. Mudar as circunstâncias, por mais complicadas que sejam, é fácil para Deus. Mas acima de tudo, Ele quer mudar o nosso coração, e para isso precisa muitas vezes nos levar a uma impotência total, ao fim de nós mesmas, de todos os recursos que temos e sabemos usar, para aprendermos que só Nele temos aquilo por que mais ansiamos.
Levar a Deus algum problema nos aflige pessoalmente é algo que podemos e devemos fazer. A família toda será abençoada através da nossa maneira especial de enxergar a dificuldade e da nossa intercessão.
Em Cristo, escreveu o apóstolo Paulo em Gálatas 3:28, "não pode haver nem judeu nem grego; nem escravo, nem liberto; nem homem, nem mulher". O senhorio de Cristo em nossas vidas nos responsabiliza individualmente, em qualquer situação em que nos encontremos. Em Cristo, não há limites para o nosso crescimento espiritual, mesmo dentro de um casamento que deixe a desejar. Somos responsáveis por nós mesmas diante de Deus (Romanos 14:12).
Portanto, se sentimos falta de envolvimento espiritual de nossos maridos dentro de casa, precisamos buscar a Deus com mais intensidade para termos para nós e podermos repartir com os nossos queridos. Por mais que Deus honre e valorize os relacionamentos, e especialmente os laços conjugais, não vamos chegar ao céu de mãos dadas, aos pares ou em grupos. Vamos chegar lá um a um pois a salvação depende da decisão de cada pessoa em aceitar o perdão que Deus proveu através da cruz de Cristo. Sua graça é imensa e irrevogável, mas a salvação depende de um "se". "Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo" (Apocalipse 3:20). Ele só entra em nossas vidas se abrirmos a porta. E a decisão é pessoal e intransferível.
Qualquer que seja a situação que estejamos vivendo, continua sendo pessoal a responsabilidade de nos aprofundarmos no nosso relacionamento com Deus. Se a esposa está se sentindo tocada a buscar mais intimidade com Deus, não pode ficar esperando que o marido também sinta o mesmo para ambos o buscarem juntos. Ela pode mencionar seu desejo, favorecer as circunstâncias, e pode até ser que o marido a atenda, mas se não for o caso, a responsabilidade é dela.
A verdadeira maturidade espiritual

O papel da mulher como ajudadora do seu marido na vida espiritual é mostrado no ensino do apóstolo Pedro às esposas em sua primeira carta. Ele se dirige a todas as esposas, embora focalize primeiro a mulher casada com um homem não crente. A esposa vai ajudar seu marido sem falar nada! E sabe por quê? Porque nossas ações falam mais alto do que qualquer coisa que possamos dizer. Pedro está dizendo que não é para ficarmos cutucando nossos maridos com o que o pastor falou no sermão de domingo, com o que o professor da escola dominical ensinou, com o que lemos naquele livro maravilhoso sobre a vida cristã dentro do lar. Devemos, isto sim, viver uma vida de tanta intimidade com Deus que transpareça em nós algo que nossos maridos desejarão ter também: aquele espírito manso e tranquilo que têm as mulheres que esperam no Senhor, que dependem primeiro Dele! Quando levamos primeiro ao Senhor todas as nossas frustrações, as nossas decepções e amarguras de espírito — o marido que não nos ama como gostaríamos, que não assume suas responsabilidades como achamos que deveria fazer, a filha que está permitindo muita intimidade no seu namoro, o filho retraído que não quer mais saber da igreja nem de Deus, e tantas coisas que fazem parte da vida da maioria de nós — e as deixamos a Seus pés, nosso coração fica cheio da paz que só Ele pode dar. Mesmo no meio das circunstâncias mais tristes e assustadoras, refletimos essa paz nos nossos rostos, na nossa postura, no nosso comportamento.
A mulher cujo espírito é manso e tranquilo não envelhece mesmo quando vierem as rugas e os cabelos brancos, pois sua beleza cresce com o avançar da idade, tornando-se cada vez mais irresistível. O marido dessa esposa se apaixonará cada vez mais por ela, e pode até ser que se apaixone por ela de verdade pela primeira vez. E, segundo o apóstolo Pedro, a beleza da esposa ajudará o marido a enxergar mais claramente o poder de Deus e a desejar buscá-lo para si também.
O ministério pró-ativo

Quando nos disse para não pregar para os nossos maridos, o apóstolo Pedro não estava dizendo que, nessa área, não há nada que possamos fazer em favor deles. O ministério da boca fechada diz respeito somente aos maridos. Entretanto, temos o melhor dos recursos para abençoar a vida deles — o ministério da intercessão. Como em tudo o mais, vamos buscar primeiro a Deus e levar a Ele as nossas inquietações e desejos.
É muito especial para qualquer marido, crente ou não, saber que sua esposa ora por ele. Pergunte-lhe se há alguma coisa que ele deseja que você ore em favor dele. Nada demonstra para ele mais claramente que você é sua aliada, que está do lado dele para o que der e vier do que quando intercede em seu favor diante de Deus.
Além disso, quando oramos por alguém, acolhemos essa pessoa no nosso coração e passamos a enxergar o que é realmente melhor para ele. Quando nossos maridos estiverem convencidos de que somos ativamente a seu favor, como suas aliadas, terão mais disposição para se abrir conosco e colheremos o benefício de uma maior intimidade e união entre nós.
Ore por seu marido. Ore especificamente. Ore dentro do que a Bíblia ensina que Deus deseja ver na vida de seus filhos — crescimento, maturidade, amor, probidade, retidão. Fazendo isso, você estará se aliando a Deus a favor do seu marido. Quer uma aliança mais irresistível?

*SAF em Revista é uma publicação da Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana


***********************************